Consequências de pular o café da manhã e por que você NÃO deveria fazer isso

Pular o café da manhã pode trazer riscos à saúde. Entenda como esse hábito se relaciona a doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e pior qualidade da alimentação
Por Erika Herdy, editado por Layse Ventura 25/12/2025 04h20
Café
Mulher tomando café - Imagem: wavebreakmedia/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Pular café da manhã pode parecer prático para “economizar tempo”, mas esse hábito pode trazer prejuízos à saúde. Pesquisas publicadas em revistas científicas e indexadas no PubMed mostram que pular a primeira refeição do dia está associado a um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, metabólicas, entre outras, ao longo da vida.

Ofertas

Leia mais:

Alimentação saudável protege seu intestino e ajuda a prevenir o câncer (Imagem: Josep Suria/Shutterstock)

Por que pular o café da manhã faz mal?

Diversos estudos associaram o hábito de pular o café da manhã a fatores de risco cardiometabólicos, como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outros. Confira!

Aumenta o risco de doenças cardiovasculares

A revisão Skipping Breakfast and the Risk of Cardiovascular Disease and Death, indexada no PubMed, reuniu resultados de diferentes pesquisas e aponta que pular o café da manhã com frequência está associado a maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares ao longo do tempo.

Em termos simples, quem mantém esse hábito tende a apresentar um perfil de saúde menos favorável para o coração, e isso aparece de forma consistente quando os estudos acompanham pessoas por anos.

comida saudavel
Imagem: New Africa/Shutterstock

Associado a doenças metabólicas como diabetes tipo 2

O estudo Breakfast Skipping is Positively Associated With Incidence of Type 2 Diabetes Mellitus, indexado no PubMed, acompanhou adultos ao longo do tempo e observou que pessoas que costumam pular o café da manhã apresentaram maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Os autores explicam que iniciar o dia sem se alimentar pode contribuir para um pior controle do açúcar no sangue e para padrões alimentares menos regulares ao longo do dia, fatores que, quando mantidos de forma contínua, aumentam o risco de alterações metabólicas na população em geral.

diabetes
Imagem: superbeststock/Shutterstock

Pode aumentar as chances de obesidade e sobrepeso

O estudo Skipping breakfast is associated with overweight and obesity, indexado no PubMed, encontrou associação consistente entre pular o café da manhã e maior risco de sobrepeso e obesidade.

De forma bem direta, muitos estudos indicam que, ao pular essa refeição, a pessoa costuma chegar mais faminta nas próximas horas e pode acabar compensando comendo mais e pior ao longo do dia, o que favorece o ganho de peso no médio e longo prazo.

Mulher olhando para um relógio e um prato de comida a sua frente, conceito de jejum
Mulher olhando para um relógio e um prato de comida a sua frente, conceito de jejum / Crédito: Kmpzzz (shutterstock/reprodução)

Está associado a pior qualidade da alimentação ao longo do dia

O estudo Do breakfast skipping and breakfast type affect energy intake, nutrient intake, nutrient adequacy, and diet quality in young adults?, publicado em revista científica e indexado no PubMed, analisou como o hábito de pular o café da manhã se relaciona com a alimentação ao longo do dia.

Os resultados mostram que pessoas que não fazem essa refeição tendem a ter uma dieta de pior qualidade, com menor ingestão de nutrientes importantes, como fibras, vitaminas e minerais.

Na prática, pular o café da manhã aumenta a chance de escolhas alimentares menos equilibradas nas refeições seguintes, o que, ao longo do tempo, pode contribuir para riscos metabólicos e cardiovasculares.

Erika Herdy
Colaboração para o Olhar Digital

Erika Herdy é jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá. Possui mais de uma década de experiência no trabalho de jornalista e comunicadora. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.