Como seu feed é formado? Entenda a influência dos algoritmos

Entenda como algoritmos personalizam seu feed nas redes sociais com base em seu comportamento e veja como é medida a relevância do conteúdo
Por Bruno Ignacio de Lima, editado por Layse Ventura 27/12/2025 22h20
redes sociais
Imagem: chainarong06/Shutterstock
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Você já teve a sensação de que as redes sociais “leem a sua mente”? Você comenta sobre uma viagem com um amigo e, minutos depois, surge uma promoção de passagens aéreas. Ou, talvez, você comece a seguir um novo hobby e, de repente, seu feed é inundado por tutoriais sobre o assunto.

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Fique tranquilo, não se trata de espionagem de ficção científica. O que está por trás dessa experiência personalizada é o algoritmo. De forma leve e simplificada, o algoritmo funciona como um “curador digital” particular, cujo objetivo principal é selecionar, entre milhões de postagens, aquelas que têm mais chances de manter você conectado e interessado.

Como o seu feed nas redes sociais é formado?

Diferente do que acontecia nos primórdios da internet, em que as postagens apareciam em ordem puramente cronológica, hoje os feeds são construídos através de um complexo conjunto de regras e sinais de dados que classificam o conteúdo com base na relevância para cada usuário.

Mulher segurando um smartphone com ícones de rede sociais
Mulher segurando um smartphone com ícones de rede sociais (Imagem: Reprodução/Freepik)

Para entender como essa “mágica” acontece, podemos dividir o processo em quatro pilares fundamentais:

1. O inventário (o que está disponível?)

Sempre que você abre o aplicativo, o algoritmo faz um levantamento de tudo o que foi postado pelas contas que você segue e até por contas similares. Ele analisa fotos, vídeos e anúncios que estão “na fila” para serem exibidos.

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2. Sinais de interesse (quem é você na rede?)

Este é o ponto onde o algoritmo demonstra o quanto te conhece. Ele avalia o seu comportamento passado:

  • Interações: Você curte mais fotos ou vídeos?
  • Tempo de tela: Quanto tempo você parou para ler uma legenda específica?
  • Relacionamento: Você costuma comentar nas fotos dessa pessoa ou apenas passa por elas?
Tela de celular mostrando pasta "Social Media", com ícones de aplicativos de redes sociais
(Imagem: Ingmar/Unsplash)

3. Predição (o que você fará a seguir?)

Com base nos sinais, o sistema faz uma aposta. Se você curtiu três vídeos de culinária hoje de manhã, a probabilidade de você interagir com um quarto vídeo sobre o mesmo tema é alta. O objetivo é compreender as camadas técnicas que operam nos bastidores para prever o seu próximo clique com precisão cirúrgica.

4. Pontuação de Relevância

Por fim, cada postagem recebe uma “nota”. Aquelas com as maiores notas de relevância, ou seja, as que o algoritmo acredita que você vai amar, aparecem no topo do seu feed. É por isso que o feed de dois melhores amigos, que seguem as mesmas pessoas, pode ser completamente diferente.

Ponto de atenção: Embora essa personalização facilite a descoberta de conteúdos do seu interesse, ela também pode criar as chamadas “bolhas de filtro”, nas quais você só é exposto a opiniões e estilos de vida parecidos com os seus, limitando a diversidade de pontos de vista.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.