Quais drogas dão positivo no exame toxicológico da CNH? Entenda como ele funciona

Exame pode detectar substâncias utilizadas até 180 dias antes da coleta das amostras; cocaína segue como a droga mais frequente
Wagner Edwards17/01/2026 06h00
Governo lança aplicativo e muda processo da CNH com aulas online e instrutores autônomos
Governo lança aplicativo e muda processo da CNH com aulas online e instrutores autônomos (Imagem: jackpress / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

No final do ano passado, o Congresso Nacional realizou uma mudança sobre a emissão da CNH: para emitir a primeira carteira de habilitação nas categorias A e B, será necessário realizar um exame toxicológico.

Com isso, os futuros condutores precisam testar negativo para um teste de drogas que mostra a presença das substâncias usadas nos últimos meses. A seguir, veja quais químicos recreativos aparecem nessa testagem e como ela funciona.

Como funciona o exame toxicológico para tirar CNH?

Motorista de aplicativo dirigindo carro
Motorista dirigindo carro (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O profissional de saúde recolhe algumas amostras do corpo do futuro condutor, mais especificamente de unhas, cabelo ou pelos do corpo. Nisso, as amostras são guardadas e enviadas para teste em um laboratório.

O resultado aponta para o uso de substâncias ilícitas e controladas cujo uso tenha ocorrido em, no mínimo, 90 dias antes do teste e, no máximo, há 180 dias. Então, uma vez que o resultado está pronto, é emitido um laudo e baseado nele haverá ou não a permissão do Detran para emitir a CNH.

Leia mais:

Quais drogas testam positivo neste exame?

Cocaína é uma das drogas que mais aparecem nos exames toxicológicos para CNH (Imagem: Mulad Images/Shutterstock)

O exame não foca em detectar o nível de concentração da droga no organismo, mas informa se ela está presente ou não. Em outras palavras, mesmo que você tenha consumido uma substância há muito tempo e em pouca quantidade, ela ainda pode ser identificada no seu organismo, visto que as amostras coletadas (pelos e unhas) demonstram uma confiabilidade biológica superior a exames de sangue e urina.

Abaixo, confira um quadro de substâncias que, se encontrados no organismo, reprovarão a emissão da CNH.

CLASSEAPRESENTAÇÃO
AnfetaminasRebite, Ecstasy (MDMA) e Bolinha
CanabinoidesMaconha, Haxixe, Skunk
Opiáceos/ OpioidesMorfina, Heróina, Ópio bruto e Oxicodona
CocaínaCocaína, Crack, Bazuca
OutrosMazindol (remédio para emagrecimento)
Fonte: Aryadyne Bueno (médica) em entrevista ao G1

A cocaína segue como a droga mais frequentemente encontrada nesses exames e isso ocorre porque, mesmo após o efeito da substância passar, sua forma de metabolização no organismo gera “fragmentos” que permanecem armazenados nas unhas e cabelos por muito tempo.

Álcool e cigarro são detectados no exame?

Não são detectados no exame e, mesmo que fossem, atualmente, não reprovam.

Remédios controlados são detectados no exame?

Apenas os que são da classe de Opiáceos/Opioides ou que se configuram como estimulantes iguais ou próximos das Anfetaminas. Antidepressivos, analgésicos, antibióticos, antitérmicos e outros não são detectáveis (e mesmo se fossem, não reprovariam). Apesar disso, é aconselhado informar ao laboratório e ao Detran se você faz uso de qualquer medicamento controlado e entregar uma cópia da receita.

Raspar o cabelo evita o exame?

Não, pois amostras de unhas também são coletadas, assim como pelos do corpo.

É possível limpar o organismo com água, chás ou de alguma outra forma?

Não, de forma alguma.

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.