Siga o Olhar Digital no Google Discover
A montadora norte-americana Lucid Motors revelou que seu primeiro carro elétrico, o Lucid Air, funciona com bateria de 113 quilowatts-hora (kWh). O valor é menor do que o esperado, considerando que uma única carga é suficiente para que o veículo percorra 813 km.
Ofertas
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 88,50
Por: R$ 19,99
Por: R$ 449,00
Por: R$ 597,00
Por: R$ 209,90
Por: R$ 499,00
Por: R$ 720,00
Por: R$ 1.481,05
Por: R$ 999,00
Por: R$ 419,00
Por: R$ 2.315,00
Por: R$ 379,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 788,40
Por: R$ 179,90
Por: R$ 1.200,00
Por: R$ 3.999,00
Por: R$ 1.319,00
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 1.999,00
Por: R$ 473,00
A nível de comparação, uma lavadora de roupas consome em média 1 kWh a cada vez que é utilizada. Com a mesma quantidade de energia, o Lucid Air roda aproximadamente 7,3 km – pouco mais que o concorrente Tesla Model S, que não passa de 6,5 km.
Isso coloca a Lucid Motors à frente em questão de eficiência. Afinal, para conseguir viajar de Brasília a Belo Horizonte (729 km) com uma bateria de apenas 113 kWh, é preciso que a quantidade de energia desperdiçada seja muito pequena.
Plataforma do Lucid Air, carro elétrico com autonomia recorde. Imagem: Divulgação/Lucid Motors
Eficiência da bateria
De acordo com Peter Rawlinson, CEO da montadora, o alto nível de eficiência foi possível graças aos esforços para miniaturizar o sistema de propulsão, que vai funcionar a 900 volts, a maior tensão entre os elétricos no mercado.
Ele destaca também que a bateria foi instalada de modo a ocupar o menor espaço possível dentro do veículo, combinando potência e design.
“Isso estende a filosofia de hipereficiência incorporada a cada detalhe do Lucid Air, da eficiência energética à eficiência espacial, oferecendo uma combinação sem precedentes de alcance, praticidade, desempenho e conforto”, afirmou.
Rawlinson explicou que, originalmente, o plano era instalar uma bateria de 130 kWh no carro elétrico, mas que, graças a uma “abordagem revolucionária e inovadora” focada em eficiência, o veículo conseguiu atingir a autonomia recorde com uma bateria menor.
“É relativamente fácil alcançar maior autonomia adicionando progressivamente mais baterias, mas isso aumentaria o peso e o custo do veículo, além de reduzir o espaço interior”, disse. “A Lucid Air obteve um alcance notável ao mesmo tempo em que reduziu o tamanho da bateria, resultando num avanço da eficiência geral do veículo”.
O Lucid Air deve ser apresentado oficialmente em 9 de setembro, quando será anunciada sua ficha técnica, bem como o preço.
Via: Electrek
