Mercedes-Benz trabalha em bateria de estado sólido para carros elétricos

Projeto passa por desenvolvimento conjunto com a Hydro-Quebec, que lançou uma bateria desse tipo em 1990

Luiz Nogueira, editado por Liliane Nakagawa 05/02/2020 15h40
Mercedes
A A A

A Mercedes-Benz trabalha em parceria com a Hydro-Quebec para desenvolver uma bateria sólida para uso em veículos elétricos. O acordo é estratégico, já que a estatal canadense é familiarizada com a tecnologia e desenvolve a ideia continuamente desde que construiu a primeira unidade, em 1990.


"Nossa parceria permite testar novos materiais em condições de campo e, assim, acelerar o ciclo de desenvolvimento e responder às preocupações dos fabricantes de automóveis", diz Karim Zaghib, gerente do centro de excelência da Hydro-Quebec. 

As baterias de metal-lítio no estado sólido têm vantagens significativas sobre as baterias de íon-lítio comuns, tornando-as adequadas para uso em carros elétricos. Mais densas a partir dessa tecnologia, elas permitem maior capacidade e menos peso. Também, elas não usam eletrólitos líquidos inflamáveis, fazendo com que sejam mais seguras.

"A bateria é um componente essencial dos nossos veículos elétricos. Dominar sua química é, portanto, um tópico central para a pesquisa e desenvolvimento de nossa empresa", disse Jochen Hermann, vice-presidente de desenvolvimento da Mercedes-Benz. "As baterias de estado sólido devem ser o próximo salto tecnológico importante para a mobilidade eletrônica, o que significa uma alternativa aos atuais sistemas de baterias de íons de lítio", completa.

A tecnologia segue em desenvolvimento nas instalações da Hydro-Quebec no Canadá, bem como nos laboratórios da SCE France. No entanto, ainda não há previsão para a implementação das novas baterias.

Via: Driving

Bateria Tecnologia Carro elétrico Canadá íons de lítio Mercedes-Benz bateria de lítio
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você