Mercedes exibe protótipo de carro elétrico inspirado no filme 'Avatar'

Com design bastante curioso, o carro não possui volante, é controlado por um sensor que reconhece o batimento cardíaco e a respiração do dono

Luiz Nogueira 28/09/2020 09h05
Mercedes-Benz
A A A

Após exibir imagens conceituais do carro durante a CES 2020, a Mercedes finalmente mostrou ao mundo um protótipo do veículo elétrico inspirado no filme 'Avatar', de James Cameron.


Batizado de Vision AVTR, a ideia é que o motorista "funda-se" com o automóvel – assim como os Na’vi, a espécie dos personagens do filme, se unem com os banshees, meios de transporte voador utilizados no longa.

O carro é totalmente controlado por meio de um sensor localizado no console central. Obviamente, isso pode não ser a melhor opção para as estradas atuais, mas a Mercedes tenta imaginar quais serão as tecnologias do futuro.

Reprodução

Controle do veículo é feito por meio de um sensor central. Foto: Mercedes-Benz/ Reprodução

"Ao contrário de um volante convencional, o elemento de controle multifuncional no console central permite que o homem e a máquina se fundam. Ao colocar a mão na unidade, o interior ganha vida e o veículo reconhece o motorista por seu batimento cardíaco e respiração", divulgou a empresa ao comentar o projeto.

Quanto à bateria do protótipo, a Mercedes-Benz destaca que o carro é movido por "uma tecnologia de bateria revolucionária baseada na química das células orgânicas à base de grafeno". Isso faz com que os materiais presentes na bateria sejam todos compostáveis e, portanto, recicláveis.

Outro detalhe que chama a atenção no veículo, além das portas transparentes, são pequenas aberturas na parte traseira. A Mercedes disse que esse detalhe faz toda a diferença. Isso porque essas "escotilhas" se comunicam com o mundo exterior e mostram as intenções do motorista.

É possível entender que o veículo vai frear, acelerar ou virar em alguma direção apenas observando a movimentação do equipamento. Basicamente, o que essa tecnologia faz é substituir as luzes traseiras presentes nos carros atuais.

Apesar de existir um protótipo que demonstra todas as funcionalidades, não há previsão de quando o veículo chega às ruas. Pode ser também que isso nunca aconteça, e que a criação seja apenas para demonstrar o que a tecnologia da empresa pode fazer em futuros projetos.

Via: Electrek

Avatar Tecnologia Carro elétrico Conceito projeto carros e tecnologia protótipo Mercedes-Benz veículo elétrico
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você