Ciência e Espaço

Pale Blue Dot 2020

30 anos depois, Nasa revisita o 'Pálido Ponto Azul'

Rafael Rigues 13/02/2020 10h25
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Foto feita para ilustrar a fragilidade de nosso planeta e seu lugar no universo foi tratada usando técnicas modernas de processamento de imagens

Há 30 anos, em 14 de fevereiro de 1990, a sonda espacial Voyager 1 da Nasa fez uma das fotos mais icônicas em toda a história de nossa exploração espacial. Em meio ao vazio do cosmos, equilibrado em um raio de sol, estava um “pálido ponto azul”. É a Terra.


A imagem foi resultado de uma campanha criada pelo astrônomo Carl Sagan para convencer a Nasa a virar a Voyager 1, então a 6 bilhões de quilômetros da Terra, para nós e fazer uma última imagem de nosso lar. Sagan sabia que a foto não teria valor científico, mas acreditava que seria útil para nos dar uma perspectiva de nosso lugar no universo.

Para celebrar o aniversário, Kevin Gill, engenheiro do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA na Califórnia e especialista em processamento de imagens, deu à foto um novo visual. Durante o processo, ele recebeu contribuições de Candy Hansen e William Kosmann, que ajudaram a planejar a fotografia original.

A foto original era uma compilação de imagens tiradas usando três filtros de cores diferentes. Na nova versão, esses canais foram reequilibrados para tornar a imagem mais nítida, e o feixe de luz solar ao redor da Terra foi ajustado para parecer branco, como a luz solar parece aos nossos olhos.

Segundo um comunicado da Nasa, "esta versão atualizada usa software e técnicas modernas de processamento de imagens para revisitar a famosa foto da Voyager, enquanto tenta respeitar os dados originais e a intenção daqueles que planejaram as imagens".

Fonte: Space.com

Nasa espaço espaçonave exploração espacial
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você