Astronautas de missão tripulada da SpaceX chegam ao local de lançamento

Missão será composta por quatro tripulantes e tem como destino a Estação Espacial Internacional

Luiz Nogueira 09/11/2020 13h40
Astronautas da nova missão da SpaceX
A A A

No último domingo (8), quatro astronautas que participarão do lançamento tripulado da SpaceX, batizado de Crew-1, chegaram ao Kennedy Space Center, na Flórida, local de onde o foguete deve ser enviado ao espaço no próximo fim de semana.


Para a Nasa, essa iniciativa marca o início das viagens regulares à Estação Espacial Internacional a partir de empresas privadas. O primeiro voo do tipo promovido pela SpaceX, que ocorreu no começo deste ano, teve metade dos astronautas do atual.

Ao dar as boas-vindas aos tripulantes da missão, Jim Bridenstine, administrador da Nasa, falou sobre os riscos da iniciativa. "Não se engane: todo voo é um voo de testes quando se trata de viagem espacial. Mas também é verdade que precisamos ser capazes de ir rotineiramente à Estação Espacial Internacional", comenta.

A tripulação, composta por três americanos e um japonês, será enviado ao espaço em um foguete com lançamento programado para o próximo sábado (14). Estima-se que essa seja uma viagem rápida, que durará menos de nove horas.

Por conta dos problemas enfrentados pelo mundo em 2020, os astronautas nomearam a cápsula de Resilience. Para garantir que não sofram com uma possível infecção do novo coronavírus no espaço, todos eles ficaram confinados por cerca de duas semanas e tomaram diversas precauções de segurança – como distanciamento social e o uso de máscaras.

Reprodução

Tripulantes devem enfrentar uma viagem rápida, com duração de menos de nove horas. Foto: Evgeniyqw/shutterstock

"Tem sido um ano difícil para todos por diversos motivos. Sentimos que se o nome do nosso veículo pudesse dar um pouco de esperança, um pouco de motivação, e colocar um sorriso no rosto das pessoas, então isso é definitivamente o que deveríamos fazer", disse Mike Hopkinks, comandante da tripulação.

De acordo com Benji Reed, da SpaceX, a ideia da empresa é enviar sete missões ao espaço nos próximos 14 meses. Três delas serão tripuladas e quatro servirão para realizar entregas para a Estação Espacial Internacional.

Tripulantes

Como dito, a equipe é composta por quatro pessoas. Mike Hopkins, o comandante, é um coronel da Força Aérea que cresceu em uma fazenda de porcos e gado no Missouri. O segundo americano, Victor Glover, piloto da missão, será o primeiro astronauta afro-americano em anos a se mudar para a estação espacial.

Shannon Walker é uma física que já esteve envolvida indiretamente com o espaço, já que foi casada com o astronauta Andrew Thomas, veterano de quatro missões espaciais. Por fim, Soichi Noguchi, que já foi morador da estação espacial, será a primeira pessoa em décadas a ir para o espaço em três foguetes diferentes – ele já voou em um ônibus espacial dos EUA e na nave Soyuz, da Rússia.

Eles se juntarão a dois russos e um americano que chegaram à estação no mês passado partindo do Cazaquistão.

Ao comentar o lançamento, Walker afirma que a cápsula que os levará ao espaço é "muito elegante. Mas tem a vantagem de apresentar grandes avanços tecnológicos desde a última vez que construímos uma espaçonave neste país".

Noguchi parece particularmente animado com o lançamento. Segundo ele, isso se deve ao fato de que a cápsula, que tem o nome de Crew Dragon, remete aos dragões, criaturas míticas bastante estimadas no Japão. "Quase um passeio para o céu", afirma.

Via: PBS

Tecnologia espaço spaceX missão espacial astronauta espaçonaves Ciência&Espaço missão tripulada
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você