Astronautas podem usar urina para construir bases lunares

Astronautas podem usar urina para construir bases lunares

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 01/04/2020 09h01
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ureia ajudaria a deixar o concreto mais moldável e resistente

As agências espaciais possuem muitos planos para levar o homem de volta à Lua e, quem sabe, permanecer por lá. Algo que pode dificultar este plano, porém, é a construção das bases nas quais os astronautas ficariam estabelecidos. Isso porque o astro possui superfície mais dura, além de condições naturais mais extremas, e os métodos usados na Terra podem não ser eficazes. Agora, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), a urina dos astronautas pode ser a solução.


A agência, em parceria com pesquisadores da Noruega, Espanha, Holanda e Itália, conduziu estudos com diversas substâncias como plastificante, uma forma para deixar o concreto mais flexível antes de endurecer. Dentre esses materiais, o mais promissor foi a ureia, principal componente da urina. A equipe realizou diversos testes, como quanto peso a estrutura suporta e outras provas para simular os ciclos extremos de temperatura da superfície lunar.

“Ainda não investigamos como a ureia seria extraída da urina, pois estamos avaliando se isso seria realmente necessário, porque talvez seus outros componentes também possam ser usados para formar o concreto geopolimérico”, destacou Anna-Lena Kjoniksen, uma das pesquisadoras. “A água na urina pode ser usada para a mistura, junto com a que for obtida na Lua, ou uma combinação de ambas”, acrescentou.

Reprodução

A equipe ainda vai realizar diversos testes, mesmo porque ainda vai demorar para que as pessoas voltem à Lua. No entanto, o concreto que utilizou a ureia como plastificante se mostrou muito promissor, já que foi capaz de suportar mais peso, permaneceu estável e manteve sua forma.

Via: Space

espaço Lua astronauta ESA astronautas
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você