China lança o Long March 5, seu maior foguete

O terceiro lançamento, que aconteceu na última semana, era adiado desde janeiro, depois de novos problemas no motor

Guilherme Preta, editado por Liliane Nakagawa 30/12/2019 09h12
Long March-5
A A A

A China lançou seu maior foguete de todos os tempos, o Long March 5, na última semana. A espaçonave decolou na noite desta sexta-feira (27) carregando um satélite Shijan-20. Após um primeiro teste bem-sucedido em 2016, um problema no motor colocou o foguete fora do curso durante o segundo voo, fracassando a missão. O terceiro lançamento, que aconteceu na última semana, foi adiado desde janeiro, após novos problemas no motor.


O foguete, com 57 metros de altura e 5 metros de diâmetro, possui quatro propulsores com 3,35 metros de diâmetro cada, peso total de 870 toneladas, além de produzir um empuxo de mil toneladas na decolagem.

O engenho de propulsão de dois estágios pode transportar até 25 toneladas de carga na órbita baixa da Terra. Como alternativa para lançamentos mais distantes, ele pode transportar 14 toneladas até a órbita de transferência geoestacionária, região onde fica a maioria dos satélites. O Long March 5 foi projetado para transportar oito toneladas na órbita Terra-Lua e até cinco toneladas na órbita Terra-Marte.

Wu Yanhua, vice-diretor da Administração Espacial da China (CNSA), confirmou que o país ainda pretende chegar ao planeta vermelho. “O sucesso do voo lança as bases para uma série de futuros projetos espaciais, incluindo a exploração de Marte”, disse.

Via: Digital Trends

Marte China espaço foguete Lua espaçonave
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você