Nasa traça 'mapa do tesouro' e encontra depósito de água congelada em Marte

Astronautas não vão precisar levar toda a água da Terra

Guilherme Preta, editado por Matheus Luque 12/12/2019 10h11
Marte
A A A

A Nasa tem planos de voltar à Lua e levar pela primeira vez astronautas para Marte. Dessa forma, encontrar a melhor forma de pousar no Planeta Vermelho é um passo importante. Um local perto de água, ou pelo menos de água congelada, seria o ideal. Agora, aparentemente, a agência espacial encontrou esse lugar. O local, além de facilitar a estadia da tripulação, também reduziria a quantidade necessária de recurso levado.

Um “mapa do tesouro para água congelada em Marte” foi divulgado essa semana. Nele, é possível ver destacado a região conhecida como Arcadia Planitia. Onde aparentemente existem grandes depósitos de gelo de fácil acesso. Isso poderia fornecer aos astronautas recursos hídricos valiosos para beber e gerar combustível para os foguetes.

“Você não precisaria de uma escavadeira para desenterrar este gelo, poderia usar uma pá”, destacou Sylvain Piqueux, principal autor do artigo sobre o gelo, publicado na revista Geophysical Research Letter. Os pesquisadores extraíram dados de observações feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter e pela espaçonave Mars Odyssey para criar o mapa.

A água é pesada e difícil de transportar, principalmente considerando a grande distância que envolve o trajeto para Marte. Seria mais barato extraí-la diretamente no planeta após a chegada. Portanto, é possível vermos a Nasa desenvolver trajes espaciais mais flexíveis, já que os astronautas podem ter que cavar quando chegarem a Marte.

Via: CNET

Nasa Marte espaço água planeta
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.