Empresa de Jeff Bezos entrega protótipo de módulo lunar para a Nasa

Modelo em escala real será usado para o treinamento da tripulação no embarque e desembarque, além de testes de ergonomia

Rafael Rigues 21/08/2020 15h08
Human Landing System/Integrated Lander Vehicle
A A A

A Blue Origin, empresa aeroespacial fundada por Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, entregou um modelo em escala real (mockup) do módulo lunar que levará astronautas de volta à Lua como parte do programa Artemis.


Batizado de Integrated Lander Vehicle (ILV), o módulo terá 12 metros de altura e será constituído por dois componentes: o "Elemento de Descida", responsável pelo trajeto da órbita lunar até a superfície, e o "Elemento de Ascensão", responsável pelo retorno à órbita.

O modelo será usado para o treinamento de operações com a tripulação, como embarque e desembarque de astronautas e também carga e descarga de equipamentos e suprimentos. Também permitirá que a Nasa avalie aspectos como ergonomia da cabine e ângulo de visão das janelas.

"A parte mais interessante deste tipo de teste com um mockup é encontrar as coisas nas quais você não tinha pensado", disse Brent Sherwood, Vice-Presidente de Programas de Desenvolvimento Avançados da Blue Origin em declaração à SpaceNews. "Haverá surpresas que só serão reveladas por este ambiente físico, no qual você pode entrar, ver e sentir".

O ILV é um dos muitos sistemas de pouso na Lua que estão sendo avaliados pela Nasa como parte do que a agência chama de "Human Landing System" (Sistema de Pouso Humano). Entre os outros estão o Dynetics Human Landing System (DHLS), da Dynetics, e a Starship, da SpaceX.

A Blue Origin ainda tem muito o que fazer até chegar à Lua, incluindo a conclusão do desenvolvimento do propulsor BE-4 e do foguete New Glenn. Ainda assim, a entrega do mockup do ILV é um passo importante no programa Artemis: "O teste de interação com a tripulação neste modelo de engenharia é um passo rumo a tornar esta missão histórica em algo real", disse Sherwood. "O aprendizado que conseguimos com mockups em escala real não pode ser obtido de outra forma".

Fonte: Futurism

Nasa espaço spaceX Lua missão espacial nave espacial Blue Origin artemis espaçonave espaçonaves Ciência&Espaço exploração espacial corrida espacial viagem espacial
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você