Espaçonave da Nasa mostra as estrelas sob um novo ângulo

Para a New Horizons, a 6,9 bilhões de km de nós, as estrelas parecem estar em posições diferentes do que quando vistas da Terra. Foi a primeira vez que o fenômeno foi fotografado

Rafael Rigues 16/06/2020 09h15
New Horizons
A A A

A sonda New Horizons, da Nasa, conseguiu um feito inédito: fotografar as estrelas mais próximas de nós sob um novo ângulo. Lançada em 2006, a sonda está a uma distância de 6,9 bilhões de km de nós. Distante o bastante para que, de sua localização, as estrelas que vemos aqui da Terra pareçam estar em posições diferentes no céu.


Isso acontece por causa de um efeito conhecido como paralaxe, definido como “a diferença na posição aparente de um objeto visto por observadores em locais distintos”. Você pode fazer um rápido experimento para entender melhor o conceito: estique o braco à sua frente e levante o dedão. Feche apenas o olho direito e olhe para o dedão. Agora feche apenas o olho esquerdo. Não parece que o dedão mudou de posição? Esse é o paralaxe.

Para demonstrar o efeito a New Horizons fotografou duas das estrelas mais próximas de nós, Proxima Centauri (a 4,22 anos-luz de nós) e Wolf 359 (a 7,8 anos-luz). As imagens foram comparadas com imagens das mesmas estrelas feitas por telescópios na Terra, e o resultado pode ser visto abaixo:

nh-wolf_cap.gif

Wolf 359, no centro da imagem, vista da Terra e da New Horizons. Foto: Nasa

As estrelas ao fundo não se movem, pois estão tão distantes que a separação entre a New Horizons e a Terra não é o suficiente para que o paralaxe seja perceptível.

“Podemos dizer que a New Horizons está olhando para um céu alienígena, diferente do que vemos na Terra”, disse Alan Stern, investigador principal da New Horizons no Southwest Research Institute (SwRI) em Boulder, no Colorado.

“A espaçonave New Horizons é certamente uma missão pioneira, e esta demonstração do paralaxe estelar não é diferente”, disse Kenneth Hansen, cientista do programa New Horizons na sede da Nasa em Washington.

Fonte: Nasa

Nasa espaço nave espacial sonda espacial espaçonave espaçonaves Ciência&Espaço
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você