Impressão artística da estrela S5-HVS1

Estrela ejetada de buraco negro atinge velocidade absurda

Sofia Aureli, editado por Matheus Luque 13/11/2019 09h32
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A estrela S5-HVS1, da constelação Grous, foi vista viajando relativamente perto da Terra a 6 milhões km/h

Um grupo de pesquisadores, liderado por Sergey Koposov do Centro McWilluams de Cosmologia da Universidade Carnegie Mellon, avistou uma estrela da constelação Grous que foi lançada para fora do buraco negro supermassivo de nossa galáxia, o Sagitário A*, a 6 milhões km/h. Conhecida como S5-HVS1, ela foi vista viajando relativamente perto da Terra (a 29 mil anos-luz de distância) em uma velocidade 10 vezes mais rápida que a maioria das estrelas em nossa galáxia.


“A velocidade da estrela descoberta é tão rápida que ela vai inevitavelmente deixar a galáxia e nunca mais retornar”, afirmou Douglas Bouber, pesquisador de Oxford e co-autor do estudo.

A estrela foi descoberta com observações do telescópio anglo-australiano (AAT) de 3,9 metros e do satélite Gaia da Agência Espacial Europeia. O estudo faz parte da Pesquisa Espectroscópica de Fluxo Estelar do Sul (S5), uma colaboração de astrônomos do Chile, EUA, Reino Unido e Austrália.

“Isso é super emocionante, pois suspeitamos há muito tempo que os buracos negros podem ejetar estrelas com velocidades muito altas. Porém, nunca tivemos uma associação concreta de uma estrela tão rápida”, dissse Koposov no comunicado.

Essa é a primeira demonstração clara do Mecanismo de Hills em ação. A teoria, proposta pelo astrônomo Jack Hills há 30 anos, explica que estrelas são ejetadas dos centros das galáxias em alta velocidade após uma interação entre um sistema de estrelas binário e o buraco negro no coração das galáxias.

“Enquanto o principal objetivo científico de S5 é investigar os fluxos estelares – interrompendo galáxias añas e aglomerados globulares – dedicamos recursos extras do instrumento à busca de alvos interessantes na Via Láctea”, afirmou Kyler Kuehn, vice-diretor de tecnologia do Observatório Lowell, que faz parte do comitê exclusivo S5.

 

Via: Space

Terra espaço buraco negro Estrelas Via Láctea
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você