Ciência e Espaço

Marte

Lagos antigos em Marte tinham condições de abrigar vida

Rafael Rigues 28/01/2020 14h35
A A A

Salinidade, Ph e níveis de oxigênio eram similares aos de antigos oceanos na Terra, dizem os cientistas

Analisando amostras de depósitos minerais coletados pelo rover Curiosity na cratera Gale, em Marte, cientistas da Universidade de Tóquio conseguiram determinar a composição da água de um antigo lago no local.

O que os pesquisadores descobriram foi que a composição da água, considerando a salinidade, Ph e níveis de oxigênio, era similar à dos antigos oceanos da Terra. Ou seja, capaz de abrigar vida. Os resultados da pesquisa foram publicados em um artigo na revista Nature.

Marte já foi muito mais similar à Terra, com oceanos e rios em sua superfície e uma atmosfera mais densa. Isso torna o planeta vermelho um dos principais candidatos a abrigar evidências de antigas formas de vida, embora, até o momento, nenhuma evidência conclusiva tenha sido encontrada.

Em meados deste ano a Nasa lançará mais um rover, por enquanto chamado Mars 2020, que deverá pousar no planeta vermelho em fevereiro de 2021. Entre suas missões está a avaliação da habitabilidade do planeta no passado, a possibilidade de vida passada em Marte e o potencial de preservação de bioassinaturas em materiais geológicos acessíveis. Amostras coletadas pelo rover serão armazenadas para transporte de volta à Terra em uma missão futura.

Fonte: The Next Web

Nasa Marte Astronomia espaço missão espacial vida extraterrestre espaçonave exploração espacial astrobiologia
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.