Maior avião do mundo será usado para lançar veículos hipersônicos

Desenvolvido pela Stratolaunch, empresa criada pelo co-fundador da Microsoft, Paul Allen, Stratolaunch Carrier será usado como plataforma de lançamento para aeronaves capazes de voar a Mach 6

Rafael Rigues 31/03/2020 11h57
Stratolaunch Carrier
A A A

A Stratolaunch, empresa fundada em 2011 pelo co-fundador da Microsoft, Paul Allen, está se reinventando. Originalmente criada com o propósito de desenvolver uma plataforma aérea para o lançamento de espaçonaves orbitais, a empresa agora irá se dedicar à construção, teste e operação de aeronaves hipersônicas, capazes de viajar a pelo menos 5 vezes a velocidade do som.


Os veículos serão lançados a partir do Stratolaunch Carrier, antigamente conhecido como Roc, o maior avião do mundo. Com envergadura de 117 metros, ele é movido por seis motores PW4056, usados em aeronaves como o Airbus A330 e Boeing 747-400.

O primeiro veículo a ser lançado a partir do Carrier será o Talon-A, capaz de voar a até seis vezes a velocidade do som (Mach 6). Até três veículos podem ser levados pelo Carrier em um único vôo, permitindo que variados aspectos do vôo hipersônico sejam analisados em uma só missão.

"Nossa plataforma de testes servirá como catalisadora para provocar um renascimento da tecnologia hipersônica em nosso governo, setor comercial e academia", disse o CEO da Stratolaunch, W. Jean Floyd, em comunicado no site da empresa.

A Stratolaunch também está desenvolvendo dois outros veículos, conhecidos como Talon-Z e “Black Ice”, sobre os quais há poucas informações disponíveis. O Black Ice será inicialmente capaz de levar e recuperar cargas da órbita terrestre, com “versões posteriores capazes de transportar uma tripulação”.

Fonte: Live Science

aeronave Aeronáutica órbita Avião Hipersônico espaçonave espaçonaves suborbital
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você