Nasa apresenta o Viper, novo rover que vai explorar a superfície da Lua

Veículo vai coletar amostras do solo e pavimentar o caminho para o programa Artemis, que deve levar astronautas de volta ao satélite em 2024

Henrique Freitas, editado por Cesar Schaeffer 25/10/2019 18h10
Rover lunar VIPER (Nasa)
A A A

A Nasa apresentou seu plano de enviar um novo veículo, o Viper, para a superfície lunar. "O VIPER vai percorrer o polo sul da Lua e avaliar onde está a água congelada", afirmou o administrador da Nasa Jim Bridenstine, durante o Congresso Astronáutico Internacional, em Washington DC, nesta sexta-feira (25).


A agência espacial norte-americana observa que a Lua possui vastos reservatórios de gelo d'água (H2O), em quantidades que podem chegar a milhões de toneladas. A água teria utilidade fundamental para sustentar uma futura presença humana na superfície lunar. "Gelo é oxigênio para respirar, é água para beber", explicou Bridenstine, acrescentando que o hidrogênio da água também pode ser usado para desenvolver combustível para os foguetes.

A Nasa planeja aterrissar o Viper – sigla para Volatiles Investigating Polar Exploration Rover – na Lua em dezembro de 2022. Quando atingir a superfície lunar, o rover do tamanho de um carrinho de golfe coletará dados por aproximadamente 100 dias, circulando por vários quilômetros. Os instrumentos do VIPER, incluindo uma broca de 1 metro, serão usados ​​para retirar amostras do solo.

Contagem regressiva

O programa Artemis da Nasa quer levar astronautas norte-americanos à Lua até 2024 e estabelecer uma presença humana sustentável no satélite natural da Terra. O plano inicial da missão consiste na aterrissagem de dois astronautas no polo sul da Lua, estes que vão viver e trabalhar fora do módulo lunar por seis dias e meio, segundo a agência. Bridenstine também comentou a possibilidade de duas astronautas do sexo feminino integrarem a missão.

A Nasa lançou recentemente uma ilustração "Mulher na Lua" para a missão Artemis. "Artemis, a irmã gêmea de Apolo e Deusa da Lua e da Caça, abrange todos os nossos esforços atuais para reenviar humanos à Lua – para nos preparar e nos impulsionar rumo a Marte”, explica a agência espacial em seu site.

Conforme anunciado em julho, a cápsula Orion que levará os astronautas norte-americanos de volta à Lua está pronta. Eles serão transportados para o 'Gateway', uma estação espacial que orbita a Lua, onde será feita a transferência de tripulação e suprimentos para o módulo lunar.

Depois que os astronautas da Apollo 11, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, pisaram na Lua em 20 de julho de 1969, apenas mais 10 homens, todos norte-americanos, caminharam na superfície lunar.

Nasa espaço Lua missão espacial sonda espacial base lunar agência espacial
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você