Local de Impacto do Vikram

Nasa encontra os restos da sonda que colidiu contra a superfície lunar

Rafael Rigues, editado por Matheus Luque 03/12/2019 09h12
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Imagens foram obtidas em três passagens do satélite Lunar Reconoissance Orbiter, da Nasa

Em 6 de setembro deste ano a Índia tentou se juntar ao seleto clube de nações que conseguiram pousar um veículo na Lua. Parte da missão Chandrayaan-2, o módulo Vikram deveria realizar um pouso controlado próximo ao polo sul e liberar o rover Pragyan, que procuraria por água durante um dia lunar, o equivalente a 14 dias na Terra.


Entretanto, poucos segundos antes do pouso a comunicação com Vikram foi interrompida. Inicialmente a agência espacial indiana (ISRO) acreditava que se tratava apenas de um erro de comunicação, e que o módulo havia pousado em segurança. Mas com o passar do tempo, ficou claro: Vikram havia colidido contra a superfície lunar.

Agora novas imagens divulgadas pela equipe responsável pela câmera do Lunar Reconoissance Orbiter, satélite da Nasa em órbita da Lua, trazem mais detalhes sobre o ocorrido. Elas mostram extensa evidência da colisão, bem como de locais onde o solo lunar foi perturbado como consequência.

As primeiras evidências do impacto foram descobertas em imagens obtidas em 17 de setembro por Shanmuga Subramanian, que identificou uma “anomalia” brilhante no solo lunar. Imagens posteriores, obtidas entre 14 e 15 de outubro e 11 de novembro, sob melhores condições de iluminação, ajudaram a identificar os destroços.

Reprodução

Local de impacto do módulo Vikram (a "mancha" clara no centro da imagem)

Segundo a Nasa, os maiores pedaços identificados medem 1,5 metros de comprimento. O Vikram tinha 3,2 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e 5,8 metros de altura, com um peso total de 1,4 toneladas. Embora o módulo lunar e o rover tenham sido destruídos, o veículo orbital Chandrayaan-2 continua em atividade, coletando dados sobre a superfície lunar.

Fonte: Space.com

Nasa espaço Lua missão espacial Índia sonda lunar
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você