Nasa enviará veículo de exploração para 'estudar aliens' em Marte

Novo Rover foi projetado para analisar fósseis do que pode ter sido uma forma de vida extraterrestre

Vinicius Szafran, editado por Maria Lutfi 30/12/2019 17h45
Mars 2020 Rover
A A A

A Nasa, Agência Espacial dos Estados Unidos, organizou um media day e revelou alguns de seus projetos mais ambiciosos para o futuro. Entre eles, destaca-se uma curiosa missão espacial em Marte, onde os cientistas pretendem estudar uma possível forma de vida extraterrestre antiga.


Já sabemos que, durante meses, o Curiosity fotografou diferentes evidências de um possível ecossistema no planeta vermelho, incluindo o que poderiam ser insetos. De uma maneira ou de outra, isso representa a evidência de uma forma primária de vida fora da Terra. Como resultado, a Nasa criou o Mars 2020, um veículo de exploração espacial, especialmente projetado para a pesquisa e análise de fósseis em Marte. Seu lançamento seria em julho do próximo ano.

Uma vez que esteja completamente montado, o veículo será enviado ao espaço para iniciar sua exploração perto da cratera Jezero, onde estudará uma região que se acredita ser o leito de um lago seco. De acordo com os cientistas da Nasa, pode ter existido no local uma massa de água tão grande quanto o Lago Tahoe, situado nas montanhas da Serra Nevada, nos EUA. Assim, graças às suas características naturais, a área abrigaria muitos sedimentos bem preservados, com cerca de 3,5 bilhões de anos.

Reprodução

O Mars 2020 seria responsável por coletar e analisar amostras. A possibilidade de que essa região contenha fósseis de formas de vida extraterrestres ancestrais é, segundo os cientistas, consideravelmente alta. Além disso, ele será o responsável por abrir o caminho para as futuras missões tripuladas ao planeta vermelho.

A sonda carrega 23 câmeras, dois "ouvidos", que permitirão escutar o vento do planeta, e lasers que serão utilizados para análises químicas. O rover também possui braços articulados de quase dois metros e uma broca capaz de perfurar e abrir pedras em pontos identificados pelos pesquisadores como aptos para a vida.

Portanto, a missão do rover Mars 2020 será basicamente procurar por evidências de alienígenas, mais especificamente marcianos. No entanto, precisaremos esperar mais de seis meses para o lançamento da missão. 

Via: FayerWayer

Nasa Marte Ciência Terra espaço sonda espacial planeta alienigena vida extraterrestre sonda Ciência&Espaço exploração espacial exploração
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você