Astronautas

Nasa faz segunda caminhada espacial totalmente feminina

Guilherme Preta, editado por Cesar Schaeffer 15/01/2020 11h35
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A terceira deve acontecer já na próxima semana

Na manhã desta quarta-feira (15), Jessica Meir e Christina Koch, astronautas da Nasa, recriam a histórica caminhada espacial exclusivamente feminina. As duas saíram da Estação Espacial Internacional para algumas atualizações e mudanças em seu sistema. Esta é apenas a segunda vez que apenas mulheres andam pelo espaço juntas. Ainda existe a previsão de que a terceira caminhada ocorra na próxima semana. A Nasa realiza uma transmissão ao vivo no YouTube, que pode ser vista no vídeo abaixo:


O propósito da caminhada é apenas trocar as baterias na parte externa da ISS. Durante muito tempo, a estação utilizava baterias de níquel-hidrogênio para armazenar a energia gerada por painéis solares. Porém, desde 2017, a Nasa decidiu substituir periodicamente as baterias antigas por novas de íon-lítio. As novas são mais leves, possuem maior capacidade de carga e devem durar muito mais tempo do que as originais.

Com a caminhada desta quarta-feira e a próxima, planejada para a segunda-feira (20), Koch e Meier devem terminar a substituição das baterias. Quando concluída a atualização, os oito canais de energia da ISS vão possuir três baterias de íon de lítio conectadas em cada um.

Esta é a segunda caminhada espacial de Meier e a quinta de Koch, que quebrou o recorde de permanência no espaço para uma mulher. Em março de 2019, ela foi escalada para a primeira caminhada exclusivamente feminina, mas sua companheira original, Anne McClain, desistiu do projeto porque não tinha um traje do seu tamanho.

Em outubro, porém, a Nasa finalmente conseguiu realizar a primeira caminhada totalmente feminina. Koch e Meir puderam finalmente entrar para a história. Na próxima missão, Andrew Morgan e Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, vão atualizar um instrumento para detectar raios cósmicos.

Via: The Verge

Nasa espaço Estação Espacial Estação Espacial Internacional astronautas espaçonave
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você