Nasa testa foguete que levará astronautas de volta à Lua

Seção principal do foguete controla os primeiros oito minutos do lançamento e fornece quase uma tonelada de empuxo para ajudar a lançar a missão Artemis I

Renato Mota 02/07/2020 15h07
Space Launch System
A A A

Depois dos atrasos provocados pela pandemia da Covid-19, o desenvolvimento do Sistema de Lançamento Espacial (Space Launch System, ou SLS), da Nasa finalmente foi reiniciado – e com um "estrondo": o foguete do estágio principal da missão Artemis I foi ligado e passou por uma verificação completa dos sistemas.


Quando completo o SLS será mais poderoso que o Saturn-V, que levou o homem à Lua durante as missões Apollo. Em desenvolvimento há mais de uma década, o SLS é um projeto controverso que já passou por vários atrasos e estouros no orçamento: seu lançamento inicial estava programado para 2017.

O teste, o segundo de uma série de oito chamada "Green Run" (nome dado à primeira vez em que os 4 motores serão acionados simultaneamente) avaliou o hardware de voo do estágio principal, que controla os primeiros oito minutos de lançamento.  Quando esses testes acabarem, o núcleo será transportado para o Kennedy Space Center em Cabo Canaveral, na Florida, onde a parte superior do foguete será montada sobre ele, e a cápsula Orion, onde ficarão os astronautas, será colocada sobre tudo isto.

O foguete fornecerá quase uma tonelada de empuxo para ajudar a lançar Artemis I, a primeira de uma série de missões cada vez mais complexas que levarão a primeira mulher à Lua até 2024.  O SLS é parte fundamental da exploração espacial da Nasa, juntamente com a espaçonave Orion, o sistema de pouso e o Gateway em órbita ao redor da Lua.

Via: Nasa

Nasa foguete Lua artemis
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você