Oceanos de lua de Júpiter brilham no escuro

Um estudo conduzido por pesquisadores da Nasa descobriu que a água salgada que está sob a superfície de gelo de Europa produz luz quando irradiada pelos elétrons emitidos por Júpiter

Renato Mota 10/11/2020 19h11
Europa

Se você estiver procurando um cenário romântico para levar sua alma gêmea para um jantar especial, recomendo Europa. Não o Velho Continente (que também é incrível), mas a lua de Júpiter, que de acordo com uma pesquisa feita por cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, conta com oceanos que brilham no escuro, sob a espessa camada de gelo que cobre sua superfície.

A luz vem da reação da água salgada à radiação de alta energia que Júpiter joga na sua lua. Essas partículas atingem a superfície de Europa e fazem os componentes presentes na água brilharem em verde, azul ou branco e com vários graus de luminosidade, dependendo do material que está reagindo.

Os cientistas da Nasa usam um espectrômetro para separar a luz em comprimentos de onda e determinar do que o gelo é feito. "Esse brilho noturno poderia fornecer informações adicionais sobre a composição da superfície de Europa. A variação dessa composição poderia nos dar pistas sobre se Europa possui condições adequadas para a vida", explica o principal autor do trabalho que descreve as descobertas, Murthy Gudipati. O artigo foi publicado na Nature Astronomy.

Europa possui um enorme oceano sob sua espessa crosta de gelo. Observações anteriores indicavam que essa água poderia ser feita de uma mistura de gelo e sais comumente conhecidos na Terra, como sulfato de magnésio e cloreto de sódio (o famoso sal de cozinha). A nova pesquisa mostra que esses componentes, misturados na água gelada e expostos à radiação, produzem um brilho peculiar.

"Quando tentamos novas composições de gelo, o brilho parecia diferente. Então apontamos um espectrômetro para a mistura, e cada tipo de gelo tinha um espectro diferente", lembra Bryana Henderson, coautora da pesquisa.

Nasa/JPL-Caltech/SETI Institute

Superfície de Europa vista pela sonda Galileo. Imagem: Nasa/JPL-Caltech/SETI Institute

Essa característica, inclusive, faz com que Europa pareça diferente de outras luas para nossos telescópios. "Vemos nossa própria Lua porque ela reflete a luz do Sol. Mas o brilho de Europa é causado por um mecanismo totalmente diferente", explicam os cientistas. "Imagine uma lua que brilha continuamente, mesmo em seu lado noturno - o lado oposto ao Sol".

A Nasa está com uma visita marcada ao satélite: a missão Europa Clipper, com lançamento previsto para meados da década de 2020, observará a superfície da lua em vários voos durante a órbita de Júpiter. Cientistas da missão estão revisando as novas descobertas para avaliar se um brilho seria detectável pelos instrumentos científicos da sonda.

"Não é sempre que você está em um laboratório e diz: 'podemos encontrar isso quando chegarmos lá'", conta Gudipati. "Normalmente é o contrário - você vai lá e encontra algo e tenta explicá-lo no laboratório", completa.

Via: Nasa

Nasa Europa Júpiter Ciência&Espaço
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!