Próximo teste da Starship deve ultrapassar os 18 km de altura

O CEO da empresa, Elon Musk, confirmou que o modelo SN8 passará por avaliação de retorno em voo de 18,3 km de altura: a Starship pode se tornar o padrão para o lançamento de embarcações ao espaço

Rafael Arbulu, editado por Cesar Schaeffer 14/09/2020 10h15
Cone nasal da Starship SN8
A A A
Este será o primeiro teste com altitude "considerável" de mais um protótipo da Starship. O CEO da SpaceX, Elon Musk, confirmou que a Starship "SN8" deve passar por testes de retorno de voo "muito em breve", ainda sem se comprometer com uma data específica, mas afirmando que isso se dará não muito depois da finalização do protótipo - o que deve acontecer já na próxima semana. Os primeiros ensaios da Starship alcançaram apenas 150 metros do solo; desta vez, a proposta é muito mais ousada: levá-la além dos 18 km de altura - 60 mil pés.

A Starship funciona em dois estágios: a grosso modo, ela é a responsável por tirar uma nave espacial do chão e colocá-la a caminho da órbita do nosso planeta, usando foguetes para retornar ao solo após a espaçonave entrar na atmosfera. Esse caráter reutilizável é o que a SpaceX aponta como seu principal diferencial.


No caso da SN8, o protótipo será o primeiro do tipo a contar com aletas em sua carcaça e um cone nasal em sua frente, o que promete maior estabilidade no percurso do veículo. Atualmente, a SN8 está sendo finalizado e deve passar, ainda esta semana, por testes de resistência a fogo e, dependendo destes resultados, estará pronta para o seu voo de avaliação, que deve levar a embarcação a uma altura de 60 mil pés - cerca de 18,3 km.

Vale citar: essa altura não é nem minimamente próxima do necessário para se atingir a atmosfera da Terra - isso começa em aproximados 99,8 km, ou 62 milhas de altura -, mas é o mínimo que a SpaceX considera aceitável para posicionar a SN8 como viável para mais do que simples impulsos verticais.

O projeto Starship obteve grande importância dentro da SpaceX graças ao sucesso da Crew Dragon, a nave que, futuramente, pode vir a ser acoplada à plataforma: por ser um projeto inteiramente financiado pelo dinheiro da SpaceX, a Starship deve se tornar uma parte importante no lançamento de naves de carga e tripuladas, dando mais um passo no sonho da empresa de oferecer o turismo espacial como negócio.
 
Fonte: Engadget
espaço spaceX elon musk Starship espaçonave Ciência&Espaço crew dragon viagem espacial
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você