Ciência e Espaço

Messier 75

Veja as melhores fotos do espaço em 2019

Matheus Luque 26/12/2019 10h50
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O ano de 2019 registrou momentos inéditos na fotografia espacial; confira as melhores imagens

A beleza cósmica do espaço nunca deixa de impressionar, por isso não é surpreendente que tantos fotógrafos e astrônomos estejam constantemente observando o céu. O portal New Atlas reuniu algumas das mais incríveis fotos espaciais de 2019, incluindo acontecimentos inéditos, paisagens estonteantes, galáxias deslumbrantes e alguns novos ângulos em nosso próprio sistema solar.


As agências espaciais não perderam tempo esse ano, o primeiro evento espacial importante de 2019 aconteceu no dia do ano novo, quando a sonda New Horizons passou pelo objeto do cinturão Kuiper 2014 MU69, então apelidado de Ultima Thule e agora oficialmente chamado de Arrokoth. Cerca de um bilhão de milhas de Plutão, este é o sobrevoo mais distante já realizado por uma espaçonave humana.

Reprodução

O objeto do cinturão de Kuiper foi oficialmente nomeado Arrokoth.

Passando a apenas 6.600 km de Arrokoth, a New Horizons registrou imagens incíveis desse "pequeno mundo" nas semanas seguintes. A missão revelou que o objeto era de uma cor vermelha semelhante a Marte e estranhamente em forma de boneco de neve.

Outro momento inédito na história da fotografia espacial aconteceu em abril. Uma equipe internacional de mais de 20 astrônomos conseguiu tirar a primeira imagem direta de um buraco negro. Obviamente, ver o objeto mais escuro possível não é uma tarefa fácil, foi preciso a união de uma rede de observatórios para formar um telescópio virtual do tamamho do planeta Terra.

Reprodução

A primeira imagem direta de um buraco negro, produzida pela colaboração Event Horizon Telescope.

O Event Horizon Telescope, como é conhecido, foi projetado com o único objetivo de tirar essa foto.

Nem toda imagem precisa se tornar uma história bonita. O telescópio espacial Hubble estava ocupado capturando algumas imagens verdadeiramente fascinantes, como esta do Messier 75. Este é um aglomerado globular, composto de estrelas gravitacionais ligadas em órbita pelos subúrbios de uma galáxia. O Messier 75 é um dos aglomerados globulares mais densamente povoados, por isso é uma escolha popular para fotógrafos astronômicos.

Reprodução

O aglomerado globular Messier 75 é uma das regiões mais fotogênicas do espaço, como fica claro nesta foto recente do Hubble.

Para conferir mais imagens impressionantes do espaço, clique aqui.

 

Via: New Atlas

 
Fotografia digital Fotografia espaço Galáxia espaçonave
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você