Tempestade solar atingindo a terra

Veja o efeito de uma tempestade solar ao atingir a Terra

Sofia Aureli, editado por Maria Lutfi 19/11/2019 14h40
A A A

Pesquisa estudou os foreshocks, primeiras regiões atingidas na Terra; as descobertas revelaram um acontecimento muito mais complexo do que se esperava

Usando dados coletados pela missão Cluster, da Agência Espacial Europeia (ESA), uma equipe de centistas da Universidade de Helsinque mapeou a “canção” gerada pelo campo magnético terrestre quando bombardeado eletricamente por partículas carregadas do Sol. Em conjunto, o teste também revelou o que acontece quando uma tempestade solar atinge a Terra.

Ao todo, foram analisadas mais de duas décadas da missão Cluster. Que por sua vez, consiste em uma investigação do campo magnético terrestre e sua interação com o vento solar, captado por quatro satélites que orbitam nosso planeta.

No caso, os ventos solares ocorrem quando as partículas são liberadas pelo Sol e fluem para outras partes do Sistema Solar. Uma tempestade deste material, ou ejeção de massa coronal, ocorre quando o Sol dispara uma explosão de plasma, causada pela liberação de energia magnética. Esse acontecimento é tão poderoso que pode mudar temporariamente a forma do campo magnético da Terra.

A equipe estudou os foreshocks, regiões onde partículas da tempestade solar atingiram primeiro ao se aproximar da Terra, e descobriu que as ondas magnéticas liberadas eram muito mais complexas do que se esperava inicialmente.

“Sempre esperamos uma mudança na frequência, mas não no nível de complexibilidade da onda”, afirmou o líder da equipe Lucille Turc, da Universidade de Helsinque.

A pesquisa também ajuda a entender sobre distúrbios no clima estelar e como eles afetam a tecnologia no solo terrestre e espacial. Além disso, pode ensinar sobre os campos magnéticos dos exoplanetas distantes e como eles são afetados pela sua estrela mãe.

Satélites espaço missão espacial Sol Sistema Solar ESA agência espacial europeia
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.