Vídeo mostra como luz pode ser lenta

Vídeo mostra como velocidade da luz também pode ser 'lenta'

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 19/05/2020 09h15
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Mesmo sendo rápida ao ponto de ser quase instantânea para humanos, ela se torna devagar na imensidão do universo

Quando pensamos na velocidade da luz, imaginamos algo tão rápido que parece até ser instantâneo. Porém, se afastando cada vez mais, até mesmo o que consideramos o limite de quão veloz algo pode ser na natureza e ter uma longa aventura na imensidão do universo. James O’Donoghue, cientista planetário famoso por seus vídeos na internet e atualmente na Agência de Exploração Espacial do Japão (Jaxa) mostrou isso em uma nova animação.


Este não foi o primeiro vídeo feito para mostrar a velocidade da luz viajando pelo espaço. No início de 2019, O’Donoghue divulgou uma série de três filmes para mostrar porque leva tanto tempo para receber e enviar mensagens para rovers em Marte e porque seria extremamente difícil se comunicar com possíveis habitantes de exoplanetas distantes.

Já no novo vídeo, ele se concentra em mostrar o tempo que a luz leva para atingir Marte. Enquanto a imagem está focada apenas na Terra, o feixe some da tela em menos de um segundo. Depois, porém, ao se afastar cada vez mais, os primeiros raios de luz levam longos três minutos até atingir o Planeta Vermelho.

Portanto, mesmo que algo esteja a poucos anos-luz de distância, pode ter certeza de que está realmente distante.

Via: Futurism

Marte Terra espaço velocidade da luz luz planeta terra Ciência&Espaço
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você