Coronavírus

40% das vítimas do coronavírus internadas nos EUA tem menos de 54 anos

Rafael Rigues 19/03/2020 16h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Mortalidade é realmente mais alta entre idosos, mas adultos de todas as idades são suscetíveis a contrair um caso grave da doença, que pode exigir internação em uma UTI

Quando se fala de mortalidade e grupos de risco entre as vítimas do coronavírus, é comum pensar que apenas os idosos ou seriamente enfermos correm risco de morte. Entretanto, um relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC) nos EUA mostra que embora a mortalidade realmente seja mais alta entre os idosos, quase 40% dos pacientes internados no país tem entre 20 e 54 anos.


Para chegar a este número, o CDC analisou dados de 508 pacientes que foram hospitalizados. De 121 casos de pacientes internados em UTIs, quase a metade deles tinha menos de 65 anos. "Acho que todo mundo deveria prestar atenção nisso", disse Stephen S. Morse, professor de epidemiologia na Mailman School of Public Health da Universidade de Columbia. "Não serão apenas os idosos. Haverá pessoas com 20 anos ou mais. Elas precisam ser cuidadosas, mesmo que pensem que são jovens e saudáveis".

Um excesso de confiança e falsa sensação de segurança podem ser o motivo dos números. "As pessoas mais jovens podem se sentir mais confiantes em sua capacidade de resistir a um vírus como esse", disse o Dr. Christopher Carlsten, chefe de medicina respiratória da Universidade da Colúmbia Britânica. Mas "se muitas pessoas mais jovens estão sendo hospitalizadas, isso significa que há muitos jovens que estão andando por suas comunidades com a infecção", disse.

A Dra. Deborah Birx, médica e oficial do Departamento de Estado dos EUA e líder da força-tarefa de combate ao coronavírus no governo dos EUA, faz um apelo para que os jovens respeitem os alertas e sugestões de distanciamento social: "vocês têm o potencial de espalhar o vírus a alguém que tem uma condição médica desconhecida e causar um resultado desastroso", disse ela.

Os autores do estudo concluem: “estes dados preliminares também demonstram que casos graves que levam à hospitalização, incluindo admissão em uma UTI e morte, podem ocorrer em adultos de qualquer idade com Covid-19”.

Em resumo, todos devem se proteger, tanto para evitar a contaminação, quanto para impedir a disseminação da doença.

Fonte: NY Times


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Saúde EUA coronavirus covid19
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você