Apple Maps alerta usuários a se isolarem após viagens internacionais

Usuário do Twitter relatou ter recebido notificação após ficar um tempo em aeroporto; aviso também possui um link para o site do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 27/07/2020 11h07
Apple Maps
A A A

Desde que a pandemia do novo coronavírus, um alerta dado para aqueles que precisam viajar é de se autoisolar. Agora, segundo relato do usuário Kyle Seth Gray no Twitter, o aplicativo Apple Maps está enviando notificação para alertar as pessoas de cumprir os 14 dias de quarentena após viagens.


A foto mostra uma notificação em push com a mensagem “se você viajou internacionalmente recentemente, fique em casa e observe sua saúde por 14 dias”. Além disso, a notificação possui um link para o site do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Gray afirma que a notificação foi recebida após ter passado no aeroporto, o que faz acreditar que o alerta é feito com base em dados de localização geográfica. A medida é um dos esforços mais recentes da Apple no combate contra a Covid-19. Em abril, a empresa atualizou seu aplicativo de mapas para ajudar a encontrar serviços de saúde próximos.

ReproduçãoEvitar viagens é uma das medidas recomendadas para impedir a disseminação do coronavírus. Foto: IG

Além disso, a Apple e o Google se uniram para criar uma tecnologia de rastreamento de contatos para ajudar as pessoas a descobrir se foram expostas ao vírus. A empresa também divulgou que restringiu aplicativos relacionados ao coronavírus para diminuir a disseminação de informações erradas.

É importante destacar que o isolamento social é uma das medidas mais eficazes de contenção do coronavírus. Além disso, o uso de máscaras de proteção facial sempre que seja inevitável sair de casa é, além de recomendado, obrigatório em diversas cidades do Brasil. A higienização das mãos, com água e sabão e álcool em gel, além de evitar tocar o rosto, também possuem fundamental importância para combater a Covid-19.

Rastreamento Google e Apple

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos aplicativos surgiram com a ideia de dar informações sobre a doença e alertar as pessoas quanto aos riscos da exposição ao vírus. Em abril, o Google e a Apple criaram uma API baseada em software livre para ajudar no combate ao coronavírus. Ambas as empresas promoveram a aplicação e garantiram a "preservação da privacidade", afirmando que não rastreariam a localização dos usuários.

Encorajados pela proteção de privacidade, Alemanha, Suíça e outros países usaram o código para desenvolver aplicativos nacionais de alerta do vírus. Porém, alguns usuários relataram que ao instalar o app, a ativação do serviço de localização era solicitado, permitindo assim que o Google determinasse exatamente o local do proprietário do aparelho.

Via: TechXplore


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Apple apple maps aeroporto viagem aplicativo coronavirus covid19
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você