Brasil quer comprar teste rápido para coronavírus

Brasil se alia à Coreia do Sul para ter testes rápidos para a Covid-19

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 17/03/2020 09h12
Compartilhe com seus seguidores
A A A

País asiático foi um dos que melhor conseguiu conter a disseminação da doença

O Brasil tem mais de 230 casos de Covid-19 confirmados e mais de mil pessoas esperando o resultado do teste para confirmação da doença, que não fica pronto na hora em que é feito. Pensando em agilizar o diagnóstico, o Ministério da Saúde entrou em contato com o governo da Coreia do Sul para adquirir testes rápidos para o coronavírus. O país asiático foi um dos que melhor conseguiu conter a disseminação da doença.


“Nós estamos entrando em contato com a Coreia para avaliar o modelo coreano de realização. Nós não temos ainda o teste rápido, que é um teste parecido com o de gravidez, em que você coloca a amostra e ele dá uma reação. Esse teste ainda não está disponível no Brasil. Nós estamos trabalhando para adquiri-lo e colocá-lo. Aí sim teremos condições de ampliar a cobertura”, afirmou Wanderson Oliveira, secretário de Vigilância e Saúde no Ministério da Saúde.

Segundo o secretário-executivo do Ministério, João Gabbardo, não há problema de recursos para a compra de testes rápidos, mas qualquer mudança só será feita com a orientação da área técnica da pasta. “Se houver a disponibilidade de testes, e se nossa área técnica nos convencer de que é conveniente expandir os testes, vamos fazer”, afirmou.

Na última segunda-feira (16), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde recomendou que todos os casos suspeitos sejam testados. Porém, Wanderson contestou essa recomendação, já que não há testes suficientes para se aplicar em todos. No Brasil, apenas os casos graves estão sendo testados, principalmente nos estados que já foram registradas transmissões comunitárias, como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Via: O Globo


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Saúde Brasil Coreia teste coronavirus ministério da saúde
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você