Donald Trump

Coronavirus: Trump declara 'Estado de Emergência Nacional' nos EUA

Renato Mota 13/03/2020 17h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Medida libera US$ 50 bilhões para o combate ao surto de Covid-19 e permite ampliar a aplicação de testes de detecção na população - casos já passam de 1,6 mil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento público no jardim da Casa Branca nesta sexta-feira (13) para anunciar que emitiu uma declaração de Estado de Emergência Nacional em consequência da pandemia do novo coronavírus. A medida libera US$ 50 bilhões em financiamento adicional para o combate ao surto e dará às autoridades mais autonomia para acelerar a aplicação de testes na população.


Até agora, mais de 136.000 casos de Covid-19 foram relatados em todo o mundo, com mais de cinco mil mortos em decorrência da doença. Nos EUA, mais de 1,6 mil casos foram identificados – número deve aumentar bastante nos próximos dias.

O presidente norte-americano vem sofrendo muita pressão pelo que a oposição considera um “fracasso” em fornecer recursos adequados para o combate ao coronavírus, em especial em relação a facilitar o acesso da população a testes de detecção. Especialistas em saúde também repreenderam Trump por subestimar o que agora é considerado uma pandemia global.

Em janeiro, Trump já tinha declarado um estado de emergência de Saúde Pública, que deu ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) mais flexibilidade para ajudar os departamentos de saúde locais e estaduais e modificar os requisitos do Medicare e Medicaid – os programas de saúde social dos EUA. O presidente, porém, vinha demonstrando resistência em ampliar o estado de emergência e assim contrariar suas afirmações de que o surto de coronavírus estava sob controle.

Na esteira da pandemia, o mercado financeiro norte-americano vem caindo em números recordes, os piores desde a recessão de 2008. Parques da Disney, ligas esportivas profissionais (como a NBA, NFL e NHL), museus e casas de show foram severamente afetados pelo surto, que já fez 40 vítimas fatais.

Via: The Verge/Politico


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Saúde Medicina estados unidos donald trump coronavirus
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você