Conceito Apple e Google

Covid-19: Apple e Google divulgam detalhes sobre sistema de rastreamento

Luiz Nogueira, editado por Matheus Luque 04/05/2020 18h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ferramenta vai indicar se o usuário esteve perto de alguém contaminado pelo coronavírus

Nesta segunda-feira (4), a Apple e o Google divulgaram mais informações sobre seu sistema de rastreamento, que tem como objetivo indicar, por meio de conexão Bluetooth Low Energy, se o usuário esteve perto de alguém contaminado com o novo coronavírus.


As empresas divulgaram exemplos de interface para possíveis aplicativos e dados sobre como o sistema será utilizado. Além disso, eles destacam como irão permitir notificações de exposição retroativa ao usar chaves criptografadas para preservar a privacidade dos usuários.

Reprodução

Foto: Apple

As imagens compartilhadas evidenciam a maneira como as notificações funcionarão em termos práticos. Também é possível ver que é intenção das empresas solicitar que os usuários deem total consentimento para que sejam constantemente rastreados.

Para ajudar no desenvolvimento de aplicativos por agências de saúde pública, as empresas compartilham uma biblioteca de códigos de referência (SDK para Android e ferramentas Xcode para iOS).

Utilização efetiva

Google e Apple se recusaram a nomear os parceiros que têm interesse na iniciativa. No entanto, eles disseram que foram abordados por vários governos para desenvolvimento do projeto. No entanto, as companhias salientam que vão restringir o sistema a um único aplicativo por país.

As empresas estabeleceram seis princípios específicos que os parceiros que aceitarem trabalhar no projeto deverão seguir. O mais notável deles, como era de se esperar, estabelece que os aplicativos sejam usados apenas para os esforços de resposta à Covid-19, ficando impedidos de usar os serviços de localização para qualquer outro fim. A publicidade direcionada também está efetivamente proibida. Ao fim do período de pandemia, as empresas se comprometem a interromper o sistema.

Via: The Verge


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Google Bluetooth Apple aplicativo coronavirus covid19
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você