Covid-19: relatório diz que mortes por dia nos EUA dobrarão em junho

Enquanto Trump pede a reabertura do comércio, documento produzido com dados do CDC estima que o número de casos confirmados nos Estados Unidos voltará a crescer em meados de maio

Renato Mota 05/05/2020 10h05
Donald Trump
A A A

Um relatório produzido pelo governo dos Estados Unidos, a partir de dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) prevê que o número diário de mortes em decorrência da Covid-19 no país pode subir para 3 mil em junho – um aumento de 70% em relação ao número atual de cerca de 1.750.


De acordo com o jornal New York Times, que teve acesso ao documento, o cenário atual de novos casos nos EUA atingiu um platô durante o mês de abril, mas espera-se que em meados de maio ocorra um novo aumento, chegando até a estimativa de 200 mil casos diários até 1º de junho, com um crescimento também nas mortes logo em seguida.

Não está claro se as projeções do CDC levam em conta o relaxamento no distanciamento social e a reabertura gradual no comércio, como defende o presidente Donald Trump. Mas o relatório observa que "ainda existe um grande número de municípios cuja carga continua a crescer ou está em um platô de incidência elevada".

Em uma entrevista realizada domingo passado (3) à Fox News, Trump pediu mais uma vez que os estados considerem a reabertura e admitiu que "perderemos de 75 mil, 80 mil a 100 mil pessoas". Ao mesmo tempo, o Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington revisou sua estimativa para quase 135 mil mortes nos Estados Unidos até o início de agosto - mais do que o dobro do previsto em 17 de abril, quando estimou 60.308 mortes em agosto – o país já passou das 68 mil mortes.

Segundo o instituto, a revisão reflete "o aumento da mobilidade na maioria dos estados dos EUA, bem como o relaxamento das medidas de distanciamento social em 31 estados até 11 de maio, indicando que o crescente contato entre as pessoas promoverá a transmissão do coronavírus".

Sobre o relatório do CDC, Casa Branca respondeu ao NY Times que as novas projeções do governo federal não haviam sido examinadas. "Esses dados não refletem nenhuma modelagem feita pela força-tarefa ou dados que a força-tarefa analisou", disse Judd Deere, porta-voz do governo.

Via: Gizmodo/New York Times


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



estados unidos coronavirus covid19
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você