Covid-19 também pode ser grave em jovens, alertam autoridades de saúde

Mesmo que a doença seja mais arriscada para idosos, o número de jovens infectados e hospitalizados é expressivo

Nina Gattis, editado por Liliane Nakagawa 31/03/2020 18h00
Coronavírus entre jovens
A A A

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos emitiu um alerta para o risco de contaminação grave por coronavírus em todas as idades. A cada 500 pessoas hospitalizadas no país, 18% têm entre 45 e 54 anos, e 20% têm entre 20 e 44 anos.


Dos internados em terapia intensiva, 36% têm entre 45 e 64 anos, e 12% têm entre 20 e 44 anos. "Os médicos que cuidam de adultos devem estar cientes de que a Covid-19 pode resultar em doença grave entre pessoas de todas as idades", informou o relatório "Resultados graves entre pacientes com doença de coronavírus 2019 (Covid-19)". "O distanciamento social é recomendado para todas as idades para retardar a propagação do vírus", completou.

Ainda que a doença seja mais perigosa para idosos, os jovens devem ter em mente que "não são invencíveis". O apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de tantas outras autoridades de saúde surgiu depois que notícias e reportagens do mundo todo apontaram a falta de comprometimento dos jovens para com as recomendações de distanciamento social.

"Embora os idosos sejam os mais atingidos, os mais jovens não são poupados", explicou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. "Eu tenho uma mensagem para os jovens: você não é invencível, esse vírus pode colocá-lo no hospital por semanas ou até matá-lo".

No Brasil, um jovem de 26 anos morreu em São Paulo, mesmo após ser diagnosticado com quadro leve da Covid-19. Maurício Suzuki era atleta e tinha o costume de correr curtas maratonas. De acordo com a irmã da vítima, Simone Suzuki, a doença avançou muito rápido. "Assustadora e chocante porque não dá tempo de processar", contou.

Reprodução

 

Via: World Economic Forum/G1


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Brasil estados unidos OMS coronavirus covid19 pandemia
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você