Coronavírus Sars-Cov-2

Jornal lança monitor de evolução de casos de Covid-19 em estados brasileiros

Victor Pinheiro, editado por Fabiana Rolfini 31/03/2020 13h54
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Painel também mostra o número de pacientes infectados a cada 100 mil habitantes

O jornal O Estado de São Paulo publicou nesta terça-feira (31) um painel de monitoramento da evolução de pacientes confirmados com Covid-19 em cada estado brasileiro e no Distrito Federal. 


Aberto para não-assinantes, o conteúdo oferece visualizações sobre a quantidade total de infectados e o número de casos a cada 100 mil habitantes. O último recurso é importante, na medida em que oferece um recorte com a consideração do adensamento populacional das localidades.

As informações são coletadas pelo site Brasil.IO, a partir de boletins emitidos pelas secretarias estaduais de Saúde. Portanto, podem existir diferenças no número de casos apontados pelos balanços oficiais do Ministério da Saúde.

Estadão/Reprodução

Os gráficos estão em escala logarítmica, ou seja, os números no eixo vertical crescem de maneira mais acentuada. Isso garante uma representação menos complicada de dados com ampla cobertura de valores. Trata-se, inclusive, de um recurso importante para visualizar a capacidade de crescimento exponencial do vírus.

"Um gráfico mais tradicional, com uma escala linear que cresce normalmente, não iria mostrar a velocidade com que a doença se multiplica no início de um surto local. Esse dado é crucial porque, como o novo coronavírus tem uma capacidade de crescimento exponencial, é tão importante olharmos para o ritmo de crescimento quanto para o total de casos", diz o texto da publicação.

É preciso, no entanto, tomar cuidado com comparações entre os estados, uma vez que a quantidade de testes clínicos para identificar a Covid-19 impacta no número de pacientes confirmados com a doença.

Ministério da Saúde

Inaugurado na quinta-feira (26), o painel de monitoramento do Ministério da Saúde também oferece levantamentos sobre a situação do surto de coronavírus nos estados. Como informado acima, no entanto, a contagem feita pelo órgão federal pode diferir dos relatórios de secretarias estaduais de Saúde.

A plataforma do ministério ainda informa óbitos e a taxa de letalidade - isto é, a porcentagem de mortos referente ao total de casos - por estados. Além disso, a pasta oferece uma perspectivas nacional, com especificação da quantidade de números de casos confirmados no total, por dia e por semana epidemiológica.

Em relação ao panorama mundial da pandemia, o Olhar Digital indicou recentemente cinco sites para visualizar dados em tempo real sobre o novo coronavírus


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



doença coronavirus evolução covid19 pandemia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você