VHP Robot

Hong Kong usa robôs para desinfetar os metrôs e eliminar coronavírus

Renato Mota 12/03/2020 16h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Projetado para alcançar até as brechas mais difíceis, o VHP Robot utiliza vapor de peróxido de hidrogênio na limpeza dos vagões

A melhor medida contra o novo coronavírus é evitar se colocar em situações de risco – como aglomerações de pessoas ou transportes públicos lotados. E para evitar que até seus funcionários entrem em contato com o Sars-CoV-2 ao higienizarem os metrôs, a companhia ferroviária de Hong Kong utilizará robôs na limpeza dos veículos.


O VHP Robot pulveriza uma solução de vapor de peróxido de hidrogênio (Vapourised Hydrogen Peroxide, daí seu nome) para desinfetar as superfícies dos vagões. Ele foi projetado para ser como um complemento da limpeza regular da equipe, uma vez que seu mecanismo de pulverização desinfeta pequenas lacunas, difíceis de alcançar manualmente.

O robô também será usado em áreas onde um paciente confirmado do Covid-19 comprovadamente esteve, descontaminando a área. Para colocar os robôs para funcionar, a companhia de metrôs teve que desembolsar HK$ 1 milhão (cerca de R$ 620 mil) cada, para uma frota de 20.

Um operador pode predefinir o VHP Robot para operar automaticamente, pré-configurando a planta da área designada ou controlando remotamente o robô manualmente a uma distância de 20 metros. Em geral, leva cerca de 4 horas para concluir a limpeza de um trem de 8 vagões no modo automático.

Até agora, Hong Kong soma um total de 129 casos confirmados, dos quais 39 foram importados. As escolas estão fechadas desde o final de janeiro, muitas empresas adotaram o home office. Além disso, houve na região uma queda acentuada nos casos de gripe em comparação aos anos anteriores, segundo dados de autoridades de saúde, graças aos novos hábitos de higiene trazidos pelo temor do coronavírus.

 Via: Quartz


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Saúde Robôs hong kong Robô faxineiro coronavirus
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você