Ministério da Saúde corrige informação de primeiro caso de Covid-19

Investigação retroativa teria encontrado um caso fatal do novo coronavírus datado do fim de janeiro, mas a pasta informou nesta tarde que a data registrada estava errada

Renato Mota 03/04/2020 15h04
Coronavírus
A A A

Diferente do que foi informado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (2), o primeiro caso de fatal Covid-19 no Brasil não aconteceu no fim de janeiro. Um erro da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) levou a investigação do caso a acreditar que os primeiros sintomas da paciente, uma mineira de 75 anos, teriam surgido em 23 de janeiro, quando na verdade foram dois meses depois.


"O Ministério da Saúde foi comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta sexta-feira (3) sobre a conclusão de investigação do possível primeiro caso de Covid-19 no Brasil. A informação de início dos sintomas foi alterada de 23/1/2020 para 25/3/2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados", afirma a nota oficial do ministério.

Anteriormente, a pasta havia informado que, a partir de uma investigação retroativa de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) - condição onde também se enquadra a Covid-19 – tinha-se chegado à esta suposta primeira vítima fatal. Se seus sintomas realmente tivessem surgido no fim de janeiro, este caso precederia o primeiro registrado em mais de um mês, o de um homem de São Paulo, diagnosticado em 26 de fevereiro.

O anúncio errado trouxe dúvidas sobre desde quando o vírus realmente está circulando pelo país. Já se sabe que casos assintomáticos são comuns, especialmente entre os mais jovens, então seria possível que o vírus estivesse se espalhando entre brasileiros muito antes do momento em que o Ministério da Saúde começou a registrar os primeiros casos com transmissão local e comunitária.

Via: G1


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Brasil coronavirus epidemia covid19 ministério da saúde
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você