Coronavírus

Brasil tem primeiro caso confirmado de coronavírus

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 26/02/2020 09h35
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Paciente que estava em viagem pela Itália foi enviado para casa e ficará em quarentena

Nesta quarta-feira (26), foi confirmado o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil - primeiro país da América Latina com incidência da doença comprovada. O paciente, um homem de 61 anos, chegou da Itália, país que viu seus casos aumentarem na última semana e já registra mais de 220 infectados. Após o teste inicial no paciente dar positivo, o Instituto Adolfo Lutz confirmou o diagnóstico na realização da contraprova, segundo a Reuters.


Após 12 dias no país europeu, o homem procurou o hospital ao apresentar os sintomas da doença – tosse seca, febre, dor de garganta e coriza – e foi enviado para casa para um período de 14 dias de quarentena . Ainda na terça-feira (25), o hospital Albert Einstein iniciou oficialmente as medidas necessárias depois do registro do caso suspeito.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou a análise de toda a lista de passageiros do voo em que o homem voltou para São Paulo e irá informar às secretarias estaduais de Saúde o destino final de cada viajante para maior controle da situação. Em nota, o hospital afirmou que o paciente passa bem e que continuará sendo monitorado, assim como todas as pessoas que tiveram contato com ele.

ReproduçãoNesta quarta-feira, após a realização de coletiva de imprensa, o governo de São Paulo anunciou a criação de um centro de contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus na região. Segundo comunicado, o centro também contará com profissionais do Instituto Butantan, médicos especialistas das redes pública e privada, sob a supervisão do Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Já são mais de 80 mil pessoas contaminadas no mundo todo, e mais de 2.700 vítimas fatais. Diversos eventos públicos têm sido cancelados desde o início do ano por conta da epidemia, que tem ameaçado até mesmo a realização das Olímpiadas, a serem realizadas em Tóquio, no Japão.

Via: Exame/Folha de S.Paulo


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Brasil Itália coronavirus epidemia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você