Novo tecido para máscaras pode matar o coronavírus por campo elétrico

Equipe de pesquisadores americanos criaram um tecido cujos elementos podem confundir as propriedades eletrocinéticas do vírus, diminuindo sua capacidade de infectar as pessoas

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 22/05/2020 09h30
Tecido pode matar coronavírus
A A A

Desde que o novo coronavírus se espalhou, o uso de máscaras tem sido recomendado para diminuir a disseminação da Covid-19. Mas, e se essas máscaras, além de impedir que o vírus se espalhe, pudessem matá-lo também? Segundo Chandan Sen, diretor do Centro para Medicina Regenerativa e Engenharia da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, nos EUA, é exatamente isso que sua equipe criou.


No início do ano, Sen e outros pesquisadores descobriram que o Sars-Cov-2 depende de forças eletrostáticas para infectar as pessoas. Agora, a equipe anunciou o desenvolvimento de um tecido feito de poliéster com pontos circulares de prata elementar e zinco alternados que confundem as propriedades eletrocinéticas do vírus, diminuindo sua capacidade de infectar as pessoas.

Tecnologia usada no tecido para gerar campo magnético. Foto: Chandan Sen

O tecido gera um campo elétrico fraco usando baterias de microcélulas quando exposto à umidade que bloqueia a capacidade de infecção. Atualmente, a tecnologia é usada como curativos por sua capacidade de matar vírus e bactérias e por ser inofensivo aos humanos.

Para Sen, o tecido pode revolucionar os equipamentos de proteção individual, como as máscaras. Um equipamento que mata o vírus ao contato acaba com o perigo de o coronavírus permanecer nos itens de proteção após serem descartados. “Nossa esperança é que possamos utilizar esse tecido amplamente na luta contra a Covid-19, salvando vidas”, concluiu.

Via: Indianapolis Monthly


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Vírus Eletricidade máscara facial coronavirus máscaras pandemia
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você