Primeiro cão diagnosticado com coronavírus morre em Hong Kong

Animal, que tinha 17 anos, foi mandado para casa após autoridades de saúde atestarem que ele estava livre do vírus

Luiz Nogueira, editado por Fabiana Rolfini 19/03/2020 08h03
Spitz Alemão
A A A

A epidemia do coronavírus parece não afetar apenas humanos. O primeiro cão conhecido por contrair a doença, um Spitz Alemão de 17 anos, morreu em Hong Kong. No entanto, ainda não se sabe exatamente a causa da morte.


De acordo com informação do South China Morning Post, o cachorro faleceu na segunda-feira (16) após voltar para casa. O cão, que teve a infecção descoberta em fevereiro, estava de quarentena em uma instalação do governo. O último teste realizado pelas autoridades apontou como se ele estivesse curado da doença.

Um porta-voz do Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação de Hong Kong (AFD) disse que soube da morte do cão no mesmo dia do ocorrido. Além disso, ele informa que a dona "disse que não estava disposta a permitir uma autópsia para examinar a causa da morte".

O South China Morning Post acrescentou que o animal foi repetidamente testado para o vírus por meio de diversas amostras diferentes antes de voltar para casa. Em 12 de março, os exames de sangue deram negativo, o que pode ter levado as autoridades a pensar que ele estava curado.

Acredita-se que esse seja o primeiro caso conhecido de transmissão humano-animal da doença. Antes disso, "não havia evidências de que animais de estimação possam ser infectados pelo vírus ou que sejam uma fonte de infecção para as pessoas", segundo o AFCD.

Entretanto, se isso se confirmar verdadeiro, mesmo que a causa da morte nesse caso não tenha sido o vírus, podemos estar diante de um novo problema: a infecção dos animais de estimação.

Via: Fox News


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Vírus doença hong kong coronavirus infecção animal de estimação
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você