coronavírus

Primeiro paciente brasileiro com coronavírus está curado

Renato Mota 13/03/2020 16h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O homem de 61 anos, morador de São Paulo, passou pelo período de quarentena e já não apresenta mais sintomas da doença

O primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil, um homem de 61 anos morador de São Paulo, está totalmente livre da doença. A informação repassada pelo secretário de Saúde do Estado, Luiz Henrique German, durante uma reunião com o governador João Dória, de acordo com a Rádio Bandeirantes.


Após 12 dias no país europeu, o homem procurou o hospital Albert Einstein, na capital paulista, no fim de fevereiro, ao apresentar os sintomas da doença – tosse seca, febre, dor de garganta e coriza. A presença do Sars-CoV-2 foi detectada ainda no hospital e a contraprova foi realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, que confirmou o diagnóstico.

É importante não confundir esse caso com o de outro paciente, de 60 anos, do Rio Grande do Sul, que foi o primeiro registro de cura no Brasil do novo coronavírus. O homem também apresentou os sintomas no dia 29 de fevereiro, após retornar de uma viagem à Itália, mas foi diagnosticado apenas 10 dias depois.

Assim como no caso de São Paulo, este paciente não apresenta mais sintomas de Covid-19, segundo a secretaria municipal de Saúde de Campo Bom (cidade onde o paciente vive), e já retornou às suas atividades. Embora não tenham apresentado nenhum sintoma, os familiares do paciente seguem sendo acompanhados pelos agentes de saúde do município.

Segundo atualização feita nesta sexta-feira (13) a partir de balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein, o Brasil possui ao menos 151 casos confirmados do novo coronavírus. O hospital havia confirmado, na noite de quinta-feira (12), 98 infecções, sendo que, do total, 60 foram diagnosticadas em um período de apenas 24 horas.

Segundo o Ministério da Saúde, o País já teve também seus primeiros casos de transmissão comunitária de coronavírus. A nova situação foi registrada nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Transmissão comunitária ocorre quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais.

Via: Band/Agência Brasil


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Saúde Medicina Brasil coronavirus epidemia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você