Respirador CPAP Mercedes

Respirador projetado pela Mercedes é aprovado para uso no Reino Unido

Rafael Rigues 30/03/2020 10h27
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Equipe responsável pelo projeto dos motores usados nos carros de Fórmula 1 da empresa se uniu ao University College London para desenvolver um dispositivo CPAP em menos de 100 horas

Um respirador desenvolvido em parceria com a equipe de Fórmula 1 da Mercedes-Benz foi aprovado para uso em pacientes com Covid-19 no Reino Unido. O projeto foi conduzido pelo University College London (UCL), junto com a Mercedes-AMG High Performance Powertrain (Mercedes HPP), responsável pelo desenvolvimento dos motores usados nos carros da equipe.


Conhecido como CPAP (Continuous Positive Airway Pressure, Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas), este tipo de aparelho tem sido usado extensivamente na Itália e na China. Segundo o UCL, 50% dos pacientes com Covid-19 que foram tratados com o equipamento não tiveram necessidade de ventilação mecânica, um processo muito mais invasivo.

A Mercedes-Benz está participando do ‘Project Pitlane’, um chamado do governo do Reino Unido para que as equipes de Fórmula 1 sediadas no país (Red Bull, Racing Point, Haas, McLaren, Mercedes, Renault and Williams) auxiliem no desenvolvimento de equipamento médico necessário no combate à doença.

Em menos de 100 horas após a primeira reunião, em 18 de março, as equipes da Mercedes-Benz e do UCL fizeram engenharia reversa em um dispositivo CPAP cuja patente expirou. Usando simulações em computador eles refinaram o projeto, introduzindo mudanças para melhorar seu desempenho e facilitar a produção em massa.

Os 100 primeiros aparelhos serão usados em testes clínicos no hospital do UCL, antes de serem distribuídos a hospitais em todo o Reino Unido. O governo britânico encomendou 10.000 ventiladores a um consórcio formado pelas equipes do Project Pitlane e pelas gigantes BAE Systems, Airbus (ambas no setor de engenharia aeroespacial) e Ford (engenharia automotiva).

"A comunidade da Fórmula 1 mostrou uma resposta impressionante ao pedido de ajuda, reunindo-se no coletivo 'Project Pitlane' para apoiar a necessidade nacional neste momento difícil em vários projetos diferentes", disse Andy Cowell, chefe Mercedes HPP.

“Temos orgulho de colocar nossos recursos a serviço da UCL para entregar o projeto CPAP com os mais altos padrões e no prazo mais rápido possível.”

Fonte: Motorsport.com


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Formula1 Reino Unido engenharia Mercedes-Benz coronavirus covid19
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você