Tecnologia da Tesla é usada em vacina contra Covid-19

Subsidiária alemã da empresa desenvolveu um biorreator, capaz de sintetizar partes do código genético do vírus

Rafael Rigues 10/11/2020 10h30
coronavirus e anticorpos
A A A

O CEO da Tesla, Elon Musk, compartilhou nesta segunda-feira (9) algumas informações sobre o uso de tecnologia da empresa no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. A empresa tem uma parceria com o laboratório alemão CureVac, que está usando uma abordagem inovadora, baseada em RNA sintético, para combater o vírus.


A peça chave do processo é um "biorreator de RNA" produzido pela Tesla, capaz de criar artificialmente sequências de RNA (ácido ribonucléico) que reproduzem partes do código genético do vírus. Estes fragmentos são usados na vacina para gerar uma resposta do sistema imunológico do paciente.

Segundo Musk, a síntese de DNA e RNA tem um "potencial incrível", e transforma o desenvolvimento de vacinas para várias doenças em um "problema de software". O executivo informou que a CureVac está usando a segunda versão de seu biorreator, e uma terceira está em desenvovimento. O equipamento é produzido por uma subsidiária alemã da Tesla, a Grohmann Automation.

A vacina da CureVac não está em um estágio de desenvolvimento tão avançado quanto a chinesa CoronaVac ou vacina da norte-americana Pfizer, mas segundo o Dr. Franz-Werner Haas, CEO da empresa, "ficamos muito encorajados com os dados interinos da fase 1. Eles representam um ponto crítico em nosso programa de desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19 e suportam firmemente o avanço de nossa candidata".

Musk acredita que o biorreator de RNA será "um produto importante para o mundo", mas que não contribuirá financeiramente de forma significativa para a Tesla.

Fonte: Teslaratti


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Medicina Tesla tecnologia medicinal vacina coronavirus covid19
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você