Tecnologia pode prever colapso do sistema de saúde por região

Solução é resultante de parceria da USP com a empresa de acompanhamento do índice de isolamento social In Loco

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 13/05/2020 09h20
Modelo pode prever colapso do sistema de saúde por região
A A A

Um dos maiores problemas na luta contra o novo coronavírus é o colapso que atingiu o sistema de saúde em diversas cidades. Muitas regiões quase não possuem mais leitos disponíveis. Pensando na situação, a empresa de acompanhamento do índice de isolamento social In Loco, em parceria com a USP, desenvolveu um modelo para prever quando o sistema de saúde vai entrar em colapso.


Para chegar ao resultado, é feita uma previsão da curva de infecção da Covid-19 com base nos índices de isolamento. O cálculo é realizado através de dados de celulares com a tecnologia de localização da In Loco. Depois, os números são cruzados com a taxa de ocupação dos hospitais próximos, o que permite prever quando o colapso acontecerá.

Reprodução

A In Loco ainda pretende oferecer a integração do modelo a sua tecnologia de rastreamento de contatos. Dessa forma, será possível acompanhar o avanço da doença e alertar novos possíveis infectados.

Mais de 30 prefeituras e 20 estados já firmaram parcerias com a empresa para acompanhar o índice de isolamento social. De acordo com os dados, o índice tem caído lentamente nas últimas semanas. Depois de atingir 62,2% em 22 de março, caiu para 43,3% na última segunda-feira (11). Para que o isolamento seja realmente eficaz, é preciso atingir pelo menos 70% da população.

Via: Mobile Time


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Brasil coronavirus epidemia covid19 isolamento social
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você