WhatsApp: como agendar mensagens no aplicativo

O WhatsApp é o aplicativo mais popular para a troca de mensagens em celulares no Brasil. Apesar de funcionar bem para comunicação instantânea, ele não oferece a função de agendamento de envio de mensagens. Essa limitação, porém, pode ser contornada com o uso do aplicativo SKEDit para Android.

Disponível gratuitamente, este aplicativo permite programar uma mensagem no WhatsApp e em outros serviços para um dia e horário certo. Ou seja, pode ser uma boa alternativa para quem não deseja esquecer a data de aniversário de alguém importante ou de enviar um lembrete sobre um negócio, por exemplo. Confira neste tutorial do Olhar Digital como agendar mensagens no WhatsApp.

Mas, antes, um aviso...

Apesar da comodidade trazida pelo SKEDit, o usuário deve refletir sobre os riscos envolvidos na operação. Em primeiro lugar, trata-se de um aplicativo de terceiros que terá acesso à mensagem que você irá enviar para a outra pessoa. Portanto, evite enviar dados sigilosos, como contas bancárias e números de documentos.

Além disso, para que funcione com o telefone bloqueado, o aplicativo solicita que o usuário desligue a optimização da bateria e tire a senha da tela de bloqueio. Ou seja, o seu telefone ficará totalmente acessível para outras pessoas, caso você decida prosseguir com isso. Do contrário, será possível enviar textos apenas com o telefone ligado e desbloqueado.

Dito isso, vamos ao passo a passo do tutorial:

Instalação e configuração

  1. Baixe o aplicativo SKEDit Scheduling App na Google Play;
  2. Na primeira execução, é necessário criar uma conta. Marque a opção para concordar com os termos de uso, clique em “Criar Conta” e complete o cadastro;

    Reprodução
  3. Na nova tela, confirme o e-mail e toque em “Enviar código de verificação”. Coloque o código recebido e então clique em “Verificar e-mail”;

    Reprodução
  4. Marque o “WhatsApp” na lista de serviços e toque em “Feito”;

    Reprodução
  5. Selecione o “WhatsApp” na lista, clique em “Abrir configuração” e habilite o “SKEDit” no menu de acessibilidade.

    Reprodução

Agendando as mensagens

Agora que o aplicativo já está configurado e com as permissões necessárias. Seguem os passos para agendar as mensagens:

  1. Na tela inicial do aplicativo, toque em “WhatsApp”;
  2. No campo “Para”, toque no ícone de mais. O WhatsApp será aberto, selecione um contato nele;

    Reprodução
  3. De volta ao SKEDit, digite a mensagem, defina o horário em que ela será enviada e clique em “Agendar”;

    Reprodução
  4. O aplicativo solicitará algumas permissões, que só serão necessários para o caso de o celular estar bloqueado na hora do envio da mensagem agendada. 

    Reprodução

Nos testes realizados o aplicativo se comportou bem, mas saiba que na hora programada ele abrirá sozinho o WhatsApp para fazer o envio da mensagem agendada. E vale sempre o alerta: como acontece com qualquer aplicativo de terceiros, ao utilizá-lo o usuário dá acesso às informações solicitadas pelos desenvolvedores.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ