Segurança

Roubo de cartões de crédito

Funcionário de shopping memorizava dados dos cartões de clientes

Clara Guimarães, editado por Rafael Rigues 09/09/2019 13h58
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Trabalhador japonês utilizava dados memorizados para realizar compras online e revender produtos

Um operador de caixa no Japão conseguiu informações dos cartões de crédito de mais de 1.300 clientes utilizando apenas sua memória. Yusuke Taniguchi trabalhava em um shopping na cidade de Kioto, quando começou a memorizar dados dos cartões de crédito dos clientes. O jovem de 34 anos utilizava as informações para comprar produtos online.


Com o número do cartão, data de validade e código de segurança, Taniguchi conseguia comprar mercadorias online e as vender em lojas de penhores para cobrir suas despesas de moradia, segundo a SoraNews24. O esquema parece algo que apenas um gênio com memória fotográfica poderia realizar, mas outras partes do crime, claramente, não foram bem planejadas.

A polícia conseguiu rastrear as compras ilícitas facilmente, já que as mercadorias eram enviadas diretamente para o apartamento de Taniguchi. Além disso, um caderno com anotações dos dados de cartões permitiu vincula-lo ao crime. Desse modo, a policia conseguiu prender o funcionário após uma compra online de bolsas no valor de mais de US$ 2.500.

O crime nos lembra que é preciso tomar cuidado com seus dados mesmo em compras físicas. Além de ficar atento às ações de quem manipula seu cartão, recursos de pagamento por aplicativo ou QR codes podem evitar a exposição de números confidenciais de seu cartão de crédito

Via: Gizmodo

Compras Crimes digitais compras online roubo de dados Crime crime cibernético cartão de crédito Dados proteção de dados
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você