Segurança

Adware

Malware encontrado no Google Play já infectou mais de 50 mil aparelhos

Rafael Rigues 28/02/2020 16h25
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Haken é um "adClicker" que exibe e clica em anúncios no smartphone, gerando lucro para os malfeitores às custas do usuário

A Check Point Research (CPR) descobriu recentemente uma nova campanha de malware na Google Play Store. Batizada de Haken, ela foi instalada em mais de 50.000 dispositivos Android por oito aplicativos maliciosos diferentes que pareciam ser confiáveis.


Os aplicativos eram principalmente utilitários de câmera e jogos infantis: Kids Coloring, Compass, qrcode, livro para colorir Frutas, livro para colorir Futebol, torre de frutas que saltam, atirador de números de bolas e Inongdan. Os apps já foram removidos da Google Play Store pelo Google.

O malware Haken é classificado como um "adclicker" já que é criado para mostrar, e clicar, em anúncios altamente lucrativos controlados pelos malfeitores, gerando renda às custas dos recursos (poder de processamento, energia, conexão de dados) do aparelho do usuário.

Adware é um dos principais problemas no ecossistema Android. Alguns desenvolvedores adotam uma abordagem agressiva, bombardeando o usuário com anúncios que chegam a impedir o uso do smartphone.

Outros são mais sutis e tentam burlar as regras das plataformas de anúncios do Google (AdMob e Ad Manager) mostrando anúncios em formatos ou momentos inapropriados. Recentemente, o Google baniu mais de 600 apps de sua plataforma, por violação das regras de suas plataformas de publicidade

Para se proteger contra adware, instale um bom antivírus em seu smartphone, e siga nossas dicas.

Fonte: Checkpoint Research

Segurança Android malware Google Play smartphone adware
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você