Saiba o que é, como usar e as melhores opções de VPNs da atualidade

Acrônimo de “Rede Virtual Privada”, as VPNs permitem o tráfego de dados de forma segura e também o acesso à rede interna de uma empresa mesmo trabalhando em casa, por exemplo. Ela age como uma espécie de firewall para proteger a máquina, mantendo seguros os dados enquanto o usuário trafega pela rede.

Em geral, o uso das VPNs pode beneficiar internautas que não querem ser identificados – especialmente os que realizam muitos downloads em redes P2P, turistas que estão em outros países e querem driblar o filtro de bloqueio local e empresas que querem garantir mais segurança para o envio de seus dados.

Quais as melhores opções atualmente?

Diversas opções no mercado desempenham com sucesso a função de VPN. A mais famosa delas é a do Opera. Ela pode ser ativada facilmente pelas configurações do navegador e permite que o usuário mascare a origem do acesso sem a necessidade de baixar plugins externos.

Se você quer testar outras opções interessantes, mas que nem sempre são gratuitas, pode optar por CyberGhost, Safer VPN, TunnelBear e VPN Gate.

É totalmente seguro?

Depende. Nem todos os softwares são e a melhor coisa a fazer é optar pelos programas mais conhecidos e avaliados pelos internautas. Mesmo assim, não é recomendado realizar transações financeiras usando esse tipo de conexão.

Como usar?

  • Windows

A opção mais simples no sistema operacional da Microsoft é utilizar o Opera. Depois de baixar e instalar a última versão do software, vá em “Configurações”, “Privacidade e Segurança” e marque a caixa “Enable VPN”. Depois disso, basta notar que a inscrição “VPN” estará localizada ao lado da barra de endereços.

  • Android e iOS

No Android, uma das melhores opções é o Betternet. Depois de instalar no smartphone, clique em “Connect” e pronto. Quando ativado, você verá o ícone de uma chave próximo ao sinal do Wi-Fi do seu dispositivo. 

O Betternet também é uma opção válida para iPhones. Contudo, caso o usuário prefira, ele também pode usar o SurfEasy. O funcionamento dos aplicativos é bastante semelhante e simples.

Reprodução

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ