Primos conseguem convencer Face ID do iPhone X de que são a mesma pessoa

Dois primos distantes que moram no Reino Unido conseguiram "enganar" o sistema de reconhecimento facial do iPhone X de maneira que ele achava que os dois eram a mesma pessoa. Com isso, o sistema permitia que qualquer um dos dois usasse o rosto para destravar o celular do outro - algo que não deveria ser possível.

O caso foi reportado pelo Cult of Mac, com o qual os primos entraram em contato por e-mail. Os dois são primos de terceiro grau, o que significa que eles têm ao menos um tataravô em comum. No entanto, as feições dos dois são consideravelmente diferentes, e não seria de se esperar que um deles conseguisse destravar o celular do outro. Mas o vídeo abaixo mostra-os fazendo justamente isso:

Nesse caso, o problema parece ser com o treinamento da inteligência artificial da Face ID. Quando o sistema não consegue destravar o celular com base no rosto, ele pede que o usuário insira sua senha. Mas, ao que parece, quando o usuário insere a senha, o sistema supõe que a pessoa que destravou o celular é o dono dele. Com isso, ela inclui os dados do rosto daquela pessoa em sua base de dados. E então, da próxima vez que ela tenta destravar o celular com seu rosto, ela consegue. 

A Apple alega que a chance de o Face ID se enganar é de "uma em um milhão". No entanto, desde que o iPhone X foi lançado, o sistema já se mostrou ineficaz para uma série de casos. Gêmeos idênticos já conseguiram enganar o Face ID, o que fez com que um deles fosse capaz de acessar o celular do outro, e o sistema também já mostrou dificuldade de distinguir entre o rosto de uma mãe e seu filho de dez anos

Segundo o Cult of Mac, alguns usuários que viram seus celulares serem enganados por outros rostos disseram que o problema pode ser resolvido reconfigurando o Face ID em condições de luz mais favoráveis (ou seja, em um ambiente mais iluminado). A Apple recomenda que os usuários que se sintam inseguros de usar esse tipo de recurso para destravar seus aparelhos optem por usar uma senha. 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ