Hackers britânicos

Reino Unido prepara força cibernética contra grupos terroristas

Vinicius Szafran, editado por Fabiana Rolfini 27/02/2020 15h38
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Após meses de atraso, força-tarefa de hackers britânica finalmente está a caminho

O Reino Unido deve lançar até metade do ano uma força cibernética especializada que poderá atacar grupos terroristas e Estados hostis. A força hacker britânica será lançada após muitos meses de atrasos e grandes desavenças entre o Ministério da Defesa e o GCHQ, serviço de inteligência do país.


Conhecida como Força Cibernética Nacional (FCN), a equipe conta com cerca de 500 especialistas e está em formação há dois anos. Fontes ouvidas pelo jornal The Guardian afirmam que, após meses de discussões sobre os detalhes, a unidade especializada está prestes a ser formalmente anunciada.

O objetivo da Força Cibernética Nacional é colocar a Grã-Bretanha como uma potência cibernética capaz de interromper a comunicação de inimigos, direcionando seus ataques a redes móveis, de satélites e computadores, além de conseguir derrubar as linhas de comunicação usadas por grupos terroristas.

Reprodução

Especialistas no assunto dizem que a FCN consolidaria algumas capacidades já existentes no governo britânico e também desenvolveria outras. No entanto, as autoridades são cautelosas quanto aos detalhes, alegando que muito do que os hackers podem fazer deve permanecer confidencial. A identidade do líder da organização também segue em segredo. 

Para os especialistas, a falta de informações dificulta a discussão dos limites da guerra cibernética em uma democracia, como quais medidas disruptivas e tipos de ataques podem ser considerados legítimos.

Os esforços britânicos seguem o exemplo dos EUA, que gradualmente vêm expandindo sua capacidade de ofensiva cibernética. Tal qual os norte-americanos, o Reino Unido dificilmente reconhece o que seus hackers fazem, preferindo manter o serviço "oculto". 

Via: The Guardian

Segurança Hackers cibersegurança Reino Unido Terrorismo segurança cibernética
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você