Segurança

WhatsApp

WhatsApp para Android pode ser facilmente invadido, saiba como se proteger

Matheus Luque, editado por Cesar Schaeffer 16/10/2019 08h56
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O WhatsApp instalado em celulares Android apresenta um bug grave

Uma vulnerabilidade que permite que qualquer hacker assuma o controle do celular está afetando o WhatsApp, se trata de um bug presente no aplicativo instalado em celulares Android.


O alerta veio do Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha (INCIBE), que afirma que a vulnerabilidade está oculta em arquivos com extensão GIF "manipulados de forma maliciosa", que são compartilhados no serviço de mensagens instantâneas.

As gifs instalam um código malicioso com o qual o invasor pode obter acesso à informações pessoais do usuário. De acordo com o INCIBE, o hacker pode inclusive ativar certas funções do dispositivo, como gravar vídeos e áudios, além de ler mensagens e roubar arquivos.

A falha de segurança atinge o Android 8.1 e 9.0, mas não funciona no Android 8.0 ou versões inferiores.

Como resolver o problema

Atualize o aplicativo para versões subsequentes a 2.19.244. Para isso, acesse a página oficial do WhatsApp ou a Play Store para baixar a versão mais recente disponível.

Na Play Store procure o aplicativo já instalado e clique em 'atualizar', esta é a opção mais simples.

A partir da web, acesse a opção 'download', que você vai encontrar no menu principal do site do WhatsApp. Uma vez lá, selecione seu dispositivo, nesse caso, Android. Na sequência, clique na opção 'baixar agora' e execute o arquivo .apk, para iniciar a instalação.

Em nota, o Facebook - proprietário do WhatsApp desde 2016 - disse que "não tem motivos para acreditar que os usuários foram afetados por essa falha. Estamos sempre trabalhando nas melhores formas de oferecer atualizações de segurança".

A empresa lançou um patch de segurança que corrige o erro, disponível em sua atualização mais recente. Mesmo com o sistema de criptografar mensagens de ponta a ponta, o WhatsApp segue sendo vulnerável. É uma boa ideia ter em dia todas as atualizações do aplicativo.

Via: BBC

Hackers Whatsapp Bug play store GIFs WhatsApp Pay whatsapp web
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você